O Diário de Bridget Jones - Helen Fielding

segunda-feira, julho 23, 2012

Livro que inspirou o filme estrelado por Renée Zellweger. O romance relata um ano na vida de Bridget Jones, uma mulher solteira, de trinta e poucos anos, que luta com todas as forças para emagrecer, encontrar um namorado, parar de beber e largar o cigarro. Uma história aparentemente comum, mas narrada em estilo impecável e extrema sensibilidade. Numa demonstração de acuidade, a autora tira do cotidiano de uma balzaquiana a matéria-prima para um livro memorável.(Skoob)


     O Diário de Bridget Jones, creio eu, é um clássico dos Chick-Lis modernos. Havia um bom tempo que eu estava com vontade de ler esse livro, pois já tinha assistido ao filme e sempre ouvia/lia elogios com relação a ele, mas só esse ano, depois de encontrá-lo na biblioteca do meu trabalho foi que resolvi ler o livro , e não me arrependi.
Bridget é uma mulher de trinta anos que não tem um namorado fixo e muito menos é casada, e pra piorar sua família (principalmente sua mãe, tias e até mesmo alguns vizinhos que já são quase da família) sempre ficam lhe dizendo que o relógio esta correndo e daqui a pouco ela não vai mais conseguir ter filhos ou agarrar um homem. E para ajudá-la eles sempre tentam lhe apresentar pretendentes (que na grande maioria das vezes ou são velhos de mais ou muito estranhos) que nunca conseguem agradar a pobre da Bridget.
            Acha que ter uma família nada discreta e estar encalhada são os únicos problemas da Bridget? Nada, ela está perdidamente apaixonada por seu chefe de caráter duvidoso, por quem nutre fantasias que a distraem até mesmo em horário de trabalho e o fato de estar sempre lutando contra a balança, o excesso de cigarros e a bebida diariamente, colocando tudo de forma descriminada em seu diário.
            Já os personagens são extremamente cativantes. Daniel, o chefe safado e extremamente irresistível; a mãe de Bridget completamente surreal assim como seus tios; os amigos dela são simplesmente malucos (no bom sentido), principalmente Sarah, com quem aprendi o termo “Babaquice emocional” e por fim Mark Darcy (suspira alto), bem, não há nada além de elogios para descrevê-lo apesar da roupa estranha em que ele estava enfiado a primeira vez que Bridget o viu (adulta, pelo menos).
O romance é super divertido e leve, aquele tipo de romance pra passar o tempo mesmo. Contudo, só tenho uma critica com relação ao livro; algumas das situações descritas no livro são tão absurdas chegando a ser surreal, mas nada que possa prejudicar o livro em si. Recomendo a leitura pra quem ama um Chick-lit divertido e quer dar ótimas risadas com o livro. O filme também é ótimo, mas aconselho a ler o livro antes.
Abraços,
Amanda Almeida

You Might Also Like

19 comentários

  1. Adoro livros assim, bem Chick-lit mesmo! Ainda não tive a oportunidade de ler esse, mas amei o filme!

    Beijos,
    http://chicklitobsession.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É, algumas cenas são meio surreais mesmo, mas vou dizer: esse é um dos meus chick-lits preferidos de TODOS os tempos. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Olá, Amanda!
    Adoro livros nesse estilo! Após ler a sua resenha, fiquei com vontade de comprar o livro! :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nooossa, faz tempo que li este livro e acredite se quiser, ainda não vi o filme, que vergonha né?! Pensando bem acho que vou assistir. O livro é muito divertido, adorei.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  5. oii amiga!

    o Diário de Bridget Jones é um livro que sonho ler à muito tempo... na minha época de colegial tinha uma amiga lendo o "no limite da razão" e ela super recomendou falando que era ótimo... mas no fim nunca consegui ler a série.

    se eu encontrar os livros mais baratinhos na Bienal talvez eu compre^^

    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
  6. Adoro este livro!
    Gostei da resenha ;)
    Estou seguindo, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Um monte de gente já leu o livro e eu ainda não, tem gente que ama e gente que odeia! Mas tenho a maior vontade.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Amanda, gostei do que você escreveu sobre o livro. Já assisti ao filme há alguns anos e não lembro muito, mas acho que iria gostar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Já assistir os filmes, alguns anos atrás e me diverti muito com enredo.
    Gostei muito da resenha, pelo que li o livro parece ser tão bom quanto os filmes.
    *bye*

    Marla: Louca por Romances

    ResponderExcluir
  11. Morro de vontade de ler esse livro, mas sou mão de vaca e não comprei até hoje. Tudo bem que tem a versão pocket baratinho, mas eu não vou com a cara desses livrinhos =s Acredita que até hoje não assisti ao filme justamente porque faço questão de ler o livro antes! hahaahha
    Que legal que no seu trabalho tem uma biblioteca, fiquei até surpresa! heheeh :)

    Eu também achei que ia chorar com o livro, mas nem chorei, o que é estranho pois sou uma chorona!
    Também estou ficando pobre com essas promoções, pior que quero guardar dinheiro para a bienal.
    Fiquei chateada, você não é a 1ª pessoa que fala que meu e-mail foi pra caixa de spam. A primeira vez achei que fosse mentira da pessoa =o
    Mas então, ajudou em alguma coisa? Qualquer coisa pode perguntar.

    ResponderExcluir
  12. Eu já vi o filme (não aquentei esperar pra ler o livro antes, kkk') e amei, mais o livro ainda não. E morro de vontade de ler... Fico feliz que não tenha se arrependido de pegar o livro na biblioteca do seu trabalho (aliás, fiquei surpresa por ter uma biblioteca no seu trabalho). Amo romances que me fazem rir, pelo que você disse pelo livro eu vou adorar ler! (:

    chuvinhadeoutubro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro o filme, então imagino que o livro seja também muito bom. Eu acho o Bridget louquinha, e sempre quis ler o livro, agora tenho outro excelente motivo.
    Legal seu trabalho ter uma biblioteca, fico feliz com esse estimulo a leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Adoro esse chick-lit,é um dos meus favoritos.Sua resenha está muito boa.
    Só que não gostei muito do filme.(Achei muito forçado!)
    Tenha uma boa semana.
    Mariana - World of Tori Vega.
    @mariworldoft_

    ResponderExcluir
  15. Oi Amanda, eu já li esse livro e eu acho que tenho a mesma opinião que você sobre ele, e algumas coisas que acontecem são realmente bem surreais, mas ainda assim é um livro divertido. Adorei a sua resenha, ficou ótima.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Hey Amanda
    Ah eu sou apaixonada pelos filmes..
    Será super fácil amar o livro HAHAHA
    Adoro Bridget... inspiração :B

    Daniel é um safado mesmo!
    Adoro o Mark dos filmes

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  17. Eu li já faz algum tempinho e adorei <3
    É super divertido :)
    Curti a resenha, flor!

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir
  18. Comprei esse livro em pocket há bastante tempo, mas ainda não tive tempo de ler. Chick lit é meu tipo de livro favorito, é aquele que eu devoro em poucos dias (ou um único dia). Ainda bem que ainda não assisti ao filme, então vou seguir a tua indicação e ler o livro antes!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  19. Ah, que saudade da Bridget! Foi um livro muito gostoso de ler. Li, também, "Bridget Jones: No limite da razão". Não é tão bom quanto o primeiro, mas ainda assim arranca risos e cativa.
    Gostei dos filmes também. São divertidos e é interessante ver a Bridget e os outros personagens do livro ganharem forma e rostos.

    Beijo!


    Sacudindo Palavras

    p.s: que bom que você está participando da promoção de "Pollyanna"! =D

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images