O Atlas Esmeralda - John Stephens

segunda-feira, junho 04, 2012


Há dez anos, numa noite de inverno, os irmãos Kate, Michael e Emma foram tirados de suas camas às pressas, perseguidos por criaturas estranhas e levados para longe de seus pais, os quais nunca mais viram. Desde então, os três passaram todo esse tempo vivendo em vários orfanatos sem saber o que de fato aconteceu naquela noite. Kate, a mais velha, é a única que tem lembranças dos pais, a quem jurou proteger seus irmãos a todo custo até que a família estivesse reunida novamente; Michael, o do meio, adora o mundo dos livros e histórias de magia e é sempre alvo de implicância dos garotos mais velhos; e Emma, a mais nova, é uma verdadeira encrenqueira, mas de grande coração. Quando chegam a uma mansão abandonada, os irmãos encontram um atlas encantado que os faz viajar no tempo e os leva para uma terra habitada por gigantes, anões, lobos famintos, crianças prisioneiras e uma condessa que é a fonte de todo o Mal. Assim, as crianças que apenas buscavam o paradeiro de seus pais acabam tendo que salvar o mundo.(skoob)

O Atlas esmeralda é o primeiro livro da série Os livros do Principio, escrito por John Stephens. Vi algumas resenhas com relação a esse livro em alguns blogs e fiquei muito curiosa quanto a ele. Sempre gostei de livros de aventura, então, quando vi esse livro na Saraiva, pensei: é agora que eu te levo pra casa, e foi justamente o que eu fiz!!!
Antes de ler o livro, já fui com muitas, mas muitas expectativas, porque o autor é simplesmente um dos escritores das duas séries que mais amei assistir (Gilmore girls e The O.C) ou seja, já esperava algo espetacular, e não me decepcionei.
O enredo gira em torno de três crianças, um livro e um mistério. Aparentemente sem ligação nenhuma, mas completamente ligados. As três crianças, Kate, a mais velha e extremamente protetora, Michael, o irmão do meio e com um amor extremo por anões e a mais nova Emma, destemida e corajosa, capaz de enfrentar o mundo por aqueles que ama; estão em uma condição de órfãs, contudo não o são, e fazem questão de frisar esse detalhe, afinal, seus pais precisaram lhes deixar, mas nem por isso eles deixam de acreditar que algum dia eles vão voltar. Como passaram de orfanato em orfanato, por fim, após alguns problemas acabaram sendo enviados para um orfanato em Cambridge Falls, uma cidade estranha, sombria, cheia de lobos e criaturas estranhas e... Sem nenhuma criança.
A partir desse momento os três embarcam em um mundo de descobertas que a principio é um tanto assustador, mas que em seguida eles vão percebendo que está mais interligado com suas próprias vidas do que eles gostariam. O livro está escrito em terceira pessoa, mesclando as cenas entre os três irmãos, o que torna a leitura dinâmica, e em muitos momentos aflitiva, pois sempre tem aqueles momentos em que a ação esta no auge e o autor de propósito muda o foco, atiçando ainda mais a curiosidade do leitor (sofri horrores com isso!).
Com relação aos personagens, o livro está cheio deles; uns misteriosos, outros irônicos e cômicos, (Dr. Pym, meu favorito, sempre com as melhores respostas!) corajosos, maléficos e asquerosos, poderia dizer que é um livro rico deles. Nosso trio principal é o que esta em evidência; Kate é protetora e cuidadosa com os irmãos e carrega muitos sentimentos, mais do que realmente poderia expressar; Michael é um amor, digo isso porque nunca vi alguém acreditar tanto em algo e quando enfim descobre que é verdade a felicidade é tão grande que mal se da conta dos riscos que corre ( ele é um tanto nerd, o que pode ser chato e desnecessário em alguns momentos, e cheio de manias, tais como fazer anotações de tudo, mas elas são sempre úteis, e de uma forma fofa faz com que ele seja muito cativante; e por fim Emma, a mais corajosa, destemida, e em alguns (muitos) momentos a mais briguenta dos irmãos, mas também a personagem com sentimentos fortes que estão sempre a flor da pele, e justamente por isso ela chama muito a atenção. Há outros como o Dr. Pym, Gabriel (O mais valente dos guerreiros) e Robbie o mais fiel, mas não falo mais a respeito pra não acabar com a graça de quem ainda não leu.
Enfim, digo apenas que recomendo o livro àqueles que amam uma boa aventura cheia de fantasia que te faz ficar grudada nas paginas do livro durante horas, e à todos que amam estar na companhia de ótimos personagens.
Abraços,
Amanda Almeida

You Might Also Like

16 comentários

  1. A única resenha que eu li desse livro não era muito positiva.
    Mas a sua me interessou, eu adoro uma boa aventura, e se tiver magia e mistério no meio aí eu não resisto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. oii amiga!

    adorei a indicação o livro, nunca tinha ouvido falar dele.. e parece ser tão legal assim cheio de aventuras.
    pena ser uma série e eu estou muito pobre pra investir em livros que tenham continuação =/

    megaaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
  3. Meu irmão está com esse livro, ele parece ser ótimo, quando ele terminar vou ver se pego pra ler!

    Visite: www.spraydebeleza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esse é um livro que eu tenho certeza que vou gostar!
    Acho a capa dele bem legal.

    Beijos,
    Books Lovely.

    ResponderExcluir
  5. Háááá esse livro eu guardo no meu coração, foi minha primeira resenha no blog =D
    Gostei muito dele, e a Emma foi a minha personagem favorita. Quero ler a continuação, gostei muito. tb li ele rapidinho, não parei até acabar. Eu cheguei a ficar irritada com essas quebras que o autor dá no meio da emoção rsrs
    bjosss

    ResponderExcluir
  6. Eu comecei a ler ele, mas por alguns probleminhas não o terminar, depois de ler sua resenha deu até animo para continuar. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Apesar de o livro ter uma proposta um pouco infantil, aparentemente, não dá para dizer que não é interessante, e que a história parece ser ótima. Bom saber que é tão envolvente, vou tentar ler (quando eu puder comprar, claro).

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não conhecia esse livro, mas gostei muitoo mesmo. Agora vc me deixou louca para ler mesmo tendo uma fila imensa de obras para leitura! kkkk
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sou louca para ler este livro, acho que vou gostar bastante dele porque gosto bastante de livros de aventura e fantasia e a estória parece ser muito legal, e a capa também é muito linda. Adorei a resenha, fiquei com ainda mais curiosidade de ler este livro.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Suponho ser a primeira resenha que leio, e já começo dizendo: querooooo!!! Adorei a história, fora que estou precisando de livros de aventura e um pouco mais "eu", haha!

    Adorei a capa desse livro, quero muito lê-lo!
    Sua resenha ficou show, flor!

    P.s: Achei lindo o lay do blog!! Sei que já vim aqui antes, mas era pelo celular, então não deu pra ver!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu blog =) já estou seguindo e comentei no 1° post do seu blog, olhei ele todo e achei maravilhosa sua coluna sobre os personagens e sua dedicação aos clássicos, tbém formada em letras, já vi que tem um gosto apurado e não fica presa aos lançamentos =)
    Adorei mesmo, aguardo sua visita no meu blog!!!

    http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Tão bom quando a gente tem expectativas de um livro e elas são alcançadas eu adoro isso.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Hey
    Eu tenho esse livro por aqui, acho que lembra Percy né?
    Mas adoro histórias de aventura e fantasia.
    Nunca assisti The O.C ahaha

    Gostei da sua resenha!

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  14. Eu to bem curiosa a respeito desse livro. Lembro quando ele foi lançado, eram tantas críticas positivas que eu quase acabei comprando e me endividando toda. Ainda bem que eu resisti, se não hoje ia estar bem pior a situação ein. ASUHHSAUSA
    Enfim! Esse livro parece ser uma daquelas aventuras deliciosas de serem lidas. Ai, to precisando mesmo de um livro assim.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  15. Aaah que bacana Amanda!!
    *-*
    Eu gosto bastante de livros de aventuras mas depende muito da forma que o autor conduz a estória! Gostei muito de "Coração de Pedra" do autor Charlie Fletcher, acho que você vai gostar! É uma trilogia mas por enquanto a Geração só lançou o primeiro! \o

    É difícil encontrar livros em promoção aqui na cidade, mas se eu encontrar "O Atlas Esmeralda" em promoção, vou tentar dar a oportunidade à ele! Obrigada pela dica!

    Beijos e ótima semana!
    ;*

    ResponderExcluir
  16. Particularmente adoro aventuras cheias de fantasias, aliás, esse é o meu estilo de livro preferido. Acho completamente linda a capa desse livro, inclusive confesso que só o comprei pela capa, mas sua resenha me deixou mega curiosa, sem dúvida quando tiver tempo irei lê-lo.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images