Personagem da vez – Emma P. de O Atlas Esmeralda

quinta-feira, novembro 08, 2012


           
           Já faz algum tempo que li o livro “O atlas esmeralda” e de todos os personagens que encontrei, Emma foi a que mais me cativou.
            Emma, juntamente com os irmãos foi passando de orfanato em orfanato durante anos, e é a única que não tem nenhuma lembrança dos pais, contudo, tem uma fé enorme que ainda os encontrará vivos. Na verdade, dos três, Emma é a que poderíamos afirmar ser a mais temperamental, ou melhor, a mais esquentadinha dos irmãos P. Com seu jeito impulsivo, ela é do tipo que encara os desafios de frente, não admite desaforos, e em consequência acaba se metendo em muitas, mas muitas confusões.
            Com todas essas características ela bem que podia ser uma menina bem chatinha, mas é o contrário, acaba sendo bem encantador, pois, não importava o perigo, e foram muitos os perigos que ela precisou enfrentar, sua coragem e determinação foram fatores de extrema importância no desfecho da história, além de nos proporcionar alguns muitos momentos de agonia e também de diversão, pois suas tirada sarcásticas eram simplesmente as melhores.
            Outro aspecto interessante da personagem é a relação dela com os irmãos e com Gabriel. Com a irmã Kate, ela tem uma relação de obediência, mesmo que às vezes não goste muito; pois acredito que na cabeça dela, ela acredita piamente que é grande o suficiente e não precise de ajuda; aquele típico momento da vida da gente em que buscamos fazer as coisas por nós mesmos e encontrar nossa individualidade. Já sua relação com seu irmão Michael é um tanto divertida. Michael é um garoto sensível, tranquilo e muito inteligente, com um amor e admiração enorme pelos anões, o que faz dele em alguns momentos uma pessoa um tanto irritante por conta de suas excessivas explicações; por esses motivos Emma é tão implicante com o irmão, aquém sempre rebate ou entra em discussões, mas no fundo, tem um amor enorme por ele, quase como se sua implicância fosse uma demonstração de amor. Com Gabriel a relação dela é de admiração e amor paterno. Como Emma foi à única que não teve lembrança dos pais, encontrou em Gabriel uma figura paterna e também alguém em quem se espelhar, tornando a relação entre eles algo realmente lindo de se ler, pois ambos nutriram esse carinho de uma maneira quase que instantânea.
            Enfim, espero que tenham gostado da Emma, ela é uma personagem bem apaixonante, por sua força, determinação, e também por duas coisas que muitos de nós que já somos bem grandinhos perdemos em muitos momentos: inocência e fé incondicional.
Abraços,
Amanda Almeida

You Might Also Like

15 comentários

  1. Poxa que legal essa Emma! Gostei bastante da sua descrição mas não conheço o livro, quando ler vou prestar muita atenção nela ^^

    ResponderExcluir
  2. Identifiquei-me com a Emma. Se eu lesse o livro, com certeza, pelas características que você descreveu, ela certamente seria uma das minhas personagens favoritas. Gosto de pessoas fortes, destemidas, com um humor fino. Emma é muito interessante.

    Beijo!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  3. Hey
    Minha prima está com esse livro para ler.
    E espero lê-lo também.

    Gostei bastante do que você falou da personagem,e espero gostar dela tanto quanto você :D

    Tenha um ótimo fim de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Amanda, ainda não li o livro mas acho que, se o fizer, me identificarei com Emma, parece que ela é um personagem bastante interessante.

    Adorei o blog ;)

    http://www.pontolivro.com

    ResponderExcluir
  5. oii Mandy

    não conhecia esse livro e a personagem parece ser super cativante, fiquei curiosa pra ler^^

    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li esse livro e, apesar de ter gostado de conhecer a Emma, ainda prefiro não ler porque parece-me que o livro não tem nada a ver com o tipo de leitura que eu costumo gostar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Amanda!

    Tenho esse livro há um tempão, mas eu ainda não o li.
    O seu post me deixou super curiosa para conhecer a Emma!
    Acho que eu também vou gostar bastante dela. :)

    Beijooo!

    ResponderExcluir
  8. Que coisa mais linda a Emma!!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas só pela descrição breve dos irmãos e da própria Emma deu vontade de ler. Parece ser bem interessante.

    Me identifiquei com a Emma, quando ela busca no irmão a figura paterna sabe, meu irmão é somente um ano mais velho que eu, mas ainda assim, por não ter conhecido meu pai, ele se tornou pra mim o meu escudo, meu protetor. Sei que é assim pra mim e pra ele.

    Deve ser mesmo bom de se ler uma história assim. =]

    beijos, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Amanda! Achei super bacana essa sua ideia de falar sobre os personagens dos livros! Já conheci muitos personagens bacanas também e se eles fossem reais, eu teria grandes amizades, com certeza! *-*
    Ainda não li "O Atlas Esmeralda", mas só seus comentários sobre a Emma já me deixaram bem curiosa. Amo personagens determinadas assim, que estão dispostas a enfrentarem quaisquer obstáculos pra chegarem aonde querem! ;D

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Amanda! Existem personagens que vão além das paginas, são tão bem construídos que ficam conosco, mas também tem aqueles que nos irritam tanto que também ficam marcados na memória.
    O post está super legal, tem coisas que na resenha fica complicado de colocar e aqui temos um bom complemento.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Gostei da ideia do post. Sobre a personagem, sei bem como é. Sempre há aquele personagem que nos marca, em quase todos os livros. Eu acho muito impressionante isso.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  12. Oii Amanda!!
    Gostei bastante do post :)
    Apesar de nunca ter lido o livro a personagem parece maravilhosa.
    Além de determinada e esquentadinha, possui uma fé em encontrar os pais que deve ser encantadora, rs.
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Amanda!

    Gosto muito dessa sua coluna, é sempre bom conhecer novos personagens, e foi como a Amanda falou acima, teríamos grandes amigos caso eles fossem reais!
    Gostei da personalidade da Emma, sou fã de pessoas assim, determinadas e sarcásticas, rsrs!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Adoro a Emma, as discusões que ela tinha com o irmão eram hilárias. eu gostei bastante dos três irmãos, mas a Emma é minha preferida
    bjos

    ResponderExcluir
  15. Adoro esse quadro do teu blog!^^ Muito bom dissecar e adotar um personagem favorito. Ainda não li esse livro, mas pretendo e sei que irei adorar a Emma.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images