#Vale a pena uma Releitura?

segunda-feira, setembro 24, 2012





Bom dia amigos! Hoje decidi estrear uma nova coluna no blog, a “Vale a pena uma Releitura?” e vou explicar o motivo dela. Eu não sei se o mesmo acontece com vocês, mas há livros que não consigo ler apenas uma única vez, preciso de mais vezes. E não apenas mais uma vez, mas sim, muitas outras releituras, então, nessa coluna vou escrever apenas sobre aqueles livros que valeram umas boas releituras. Espero que gostem. 

 Para estrea-la vou escrever sobre um livro que li, até onde minhas contas não erram, exatas dez vezes. E é provável que essa conta aumente, pois sempre que sinto saudade da estória corro pra estante e pelo ele de novo. Mas Amanda qual é o nome desse livro? Se chama Mais Cedo ou Mais Tarde (Sooner or later) de Elisabeth Adler, publicado aqui no Brasil na coleção de livros Reader’s Digest. (Curiosidade: Na mesma edição em que esse livro foi publicado, há também o livro Uma Carta de Amor do Nicholas Sparks, que foi o primeiro livro do autor que li).

Mais Cedo ou Mais Tarde é um romance policial que conta a estória de Ellie Parrish Duven, jovem neta de uma grande Dama da sociedade Californiana, a Srta. Lottie Parrish como gostava de ser chamada. Mas essa estória não é apenas de Ellie, mas também a estória de Buck Duven, alguém que estava inteiramente ligado a um passado terrível da família Parrish e no meio de tudo isso havia Dan Cassidy, policial de Nova York e colega de infância de Ellie que depois de um acidente de trabalho decidiu se mudar novamente para a Califórnia e cultivar uvas para a fabricação de vinhos. O mais interessante desse livro é que ele não conta apenas uma única estória, ele conta varias, e de alguma forma elas estão interligadas entre si.
A narrativa é interessante, do tipo que não cansa o leitor, pois estamos divididos pelo foco narrativo dos quatro; hora a Ellie, hora Buck, hora Dan ou a sra. Lottie o que em minha opinião facilitou e muito no processo de conhecer cada um dos personagens e também os acontecimentos, pois de vez em quando eles próprios nos presenteavam com alguns flashes que acabavam nos explicando um determinado fato. Outro aspecto interessante da narrativa é que por ser um livro policial, a narrativa em alguns pontos é rápida e emocionante como um filme de ação, ou cheia de suspense que te faz ter um frio na barriga. Confesso que adoraria que esse livro fosse adaptado, pois em muitos momentos a autora nos presenteia com tantos detalhes que me faz ter uma vontade enorme de algum dia poder assistir certas cenas na TV. E por fim, outro aspecto interessante da obra e que me faz ter água na boca enquanto leio é a parte da culinária. Ellie é dona de um pequeno restaurante especializado em comida francesa, e os pratos apresentados na obra parecem ser muito, mas muito deliciosos (Vontade enorme de come Tartin tatin agora) e fazem o seu estomago roncar a cada leitura.
Em relação aos personagens eles são cativantes, até mesmo o sombrio Buck. Ellie é uma garota forte e destemida, cujas tragédias de sua vida conseguiram formular seu caráter e fazer dela uma pessoa muito determinada. Dan é um ex-policial que amava a ação, mas que nunca esqueceu suas raízes e o amor por um bom vinho (outro aspecto interessante da obra), além de ser lindo (suspira e longa vida aos irlandeses). Srta. Lottie uma senhora super fofa, fofa mesmo pessoal, acho que ter uma avó como ela deve ser o maior barato. Ela era generosa, alegre e cheia de histórias pra contar a sua neta e um tanto moderna não posso deixar de acrescentar, mas sem deixar alguns costumes de lado. E por fim Buck e seu lado sombrio que foi cultivado, mas não posso deixar de expressar a minha opinião e dizer que algumas pessoas simplesmente nascem como são.
Enfim, Mais Cedo ou Mais Tarde é um livro empolgante e cheio de ação, amor, tragédias, mas também de redenção. Um livro incrível e que vale com certeza muitas outras releituras.
Abraços,
Amanda Almeida
 

You Might Also Like

11 comentários

  1. eu acho q dependendo do livro vale a pena ler sim ^^
    esse parece ser um livro legal viu

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, vale quando o livro vale a pena. Redundante? Um pouco... Rsrs
    Mas é a verdade. Se você se emocionou e quer repetir a dose, vá em frente!

    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  3. lEGAL ESSE LIVRO, NÃO CONHECIA..

    EU NUNCA RELEIO MEUS LIVROS ^^

    BJS
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Amanda, achei super legal a coluna viu flor? Já eu não consigo reler meus livros, rs, quando penso em ler de novo, lembro do livro inteiro e penso "Para quê vou ler se já sei de tudo?" Aí desisto né? kkkk.
    Mas estou pensando em reler "O garoto da casa ao lado" de Meg Cabot, haha.
    Beijoo!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Não conhecia o livro, mas achei interessante.
    Espero lê-lo algum dia.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Amanda!
    Tem livros que eu gosto tanto que, assim como você, não consigo le uma única vez *--* Este eu não conhecia, até que gostei do que você falou mas não despertou em mim aquela chama, aquela vontade absurda de ler, sabe?

    Gislaine,
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  7. Já fiz algumas releituras na minha vida, mas sem dúvida foram poucas em relação a quantidade de livros que quero reler um dia!

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  8. Ah!! Quando a gente gosta do livro vale a pena ler de novo sim :)
    E a gente repara em certos detalhes que não percebemos à primeira leitura.
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Noossa, você já deve saber todas as frases, né? Haha
    Eu releio depois que a minha fila de leitura está bem pequena! Interessante o livro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Até hoje eu não reli nenhum livro, acredita?! Mas morro de vontade de fazer isso, o problema é que minha pilha de leitura está tãããão grande que toda vez que penso em reler algum, lembro que quero muito ler outro, hahahah
    Só bookaholics entendem. =P
    Ainda não conhecia esse livro, mas confesso que fiquei bem curiosa depois dos seus comentários! :D

    ResponderExcluir
  11. Flor, você leu esse livro 10 vezes? Uau!
    Eu só reli um e foi apenas uma vez (foi A Cabana, livro que significa muito pra mim). Eu não sou grande fã de romance policial, mas a sua paixão pelo livro me fez ter vontade de achá-lo numa biblioteca e pegá-lo pra ler (às vezes eu simplesmente gosto de ler livros das bibliotecas daqui ^^).
    Parabéns pela resenha, tá linda.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images