Esperança - Suzanne Collins

quinta-feira, agosto 16, 2012


Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?
Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.(skoob)


Esperança, terceiro e ultimo livro da série, foi um livro complicado de se ler. Vou explicar o porquê. O livro foi dividido em três partes, que mostram eventos em seqüência que a cada nova parte se tornam cada vez mais intensos e culmina em um clímax, o que pode ser considerado um fator interessante, mas que no inicio fez com que eu ficasse um tanto cansada. Não com a estória, mas com a protagonista, Katniss. A principio tudo parecia meio confuso, e talvez realmente fosse, pois a protagonista não estava 100% no controle de suas faculdades, mas depois de certo tempo fiquei um pouco irritada com ela, e desta vez não tenho um motivo especifico, acho que a cada pagina lida minha frustração com os fatos apenas iam aumentando. Quase como se o leitor pudesse ter uma visão melhor da situação do que a própria protagonista e ficamos do outro lado com uma vontade meio estranha de tentar alertá-la, mas sem saber como.
Aqui é um tanto complicado discorrer sobre o livro, pois é quase impossível não soltar um spoiler, mas para que essa resenha não fique extremamente curta, quero compartilhar com vocês a minha sensação ao concluir a leitura. No fim das contas percebi que não há um governo melhor do que o outro, ambos foram capazes de fazer atrocidades em favor do que eles achavam ser a “melhor solução”, mas nenhum era melhor ou pior do que o outro, em minha opinião, eles eram apenas inimigos capazes de coisas terríveis para conseguir deter o poder em suas mãos. Algo que não é diferente dos dias hoje o que nos leva ao inicio de toda idéia assombrosa, monstruosa e egoísta: o próprio ser humano.
Bem, essa é uma série da qual eu não me arrependo de forma alguma de ter lido, pois ela faz com que o leitor reflita sobre uma série de coisas e comece realmente a pensar o quanto às vezes somos controlados e nem percebemos, ou induzidos a não questionar. Jogos Vorazes é uma série que eu realmente recomendo, não por sua popularidade, ou porque subitamente virou uma “moda”, mas sim como um livro que possa fazer quem leia pensar.

PS: Eu chorei nesse livro em alguns momentos, e não queria que algumas coisas tivessem acontecido, mas como era uma guerra acredito que era pedir de mais que nada daquilo tivesse acontecido.

Abraços,
Amanda Almeida

You Might Also Like

23 comentários

  1. Eu sou apaixonada pela série, li os três livros o mais rápido que pude, e, inclusive, os possuo, gostei muito dos três, sendo meu favorito "em chamas", o mais empolgante "jogos vorazes" e o que mais me deixou triste "A esperança" e que tristeza né? mas, como você mesma disse, é a guerra.. beijinhos :**

    ResponderExcluir
  2. Ohhhh, God! Você simplesmente descreveu todos meus sentimentos e sensações sobre esse livro, todos que eu nunca consegui descrever! É realmente um livro difícil de se resenhar e falar sobre.. Apesar de Katniss estar um saco nesse livro, é o mais triste de todos e meu coração aperta só de lembrar do Peeta!!

    Adorei a resenha, ein!
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  3. PArece ser bom essa série!! Vou ver os filmes, se gostar, vou ler com certeza!

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    Cara eu fiquei muito irritada com a katniss, demais mesmo, toda a garra dela se esvaiu nesse livro e isso foi muito chato, poxa todo mundo morrendo e ela pensando, aí o fulaninho... cara me deu vontade de chacoalhar ela. Teve uma hora que tb pensei, putz não tem o que fazer, um lado é péssimo e o outro é ruim, foi tudo uma utopia... Mas acho que no final quem ficou como presidente eu achei legal. Mas dá pra refletir em muita coisa mesmo, mesmo assim acho que a autora perdeu um pouco o fio da meada rsrsr
    bjosss

    ResponderExcluir
  5. Pois bem, confesso: comprei porque virou modinha hahahaha não tem jeito, ouço falar bem e PRECISO comprar rs

    Li algumas resenhas e gostei bastante do que vi. A maioria fala super bem da série. Ainda não li nenhum deles, mas vou começar em breve.

    Estou te seguindo aqui, ok?? ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. De todos os livros da trilogia, esse foi o que menos me empolgou. talvez tenha sido porque li muito rápido, mas achei que muitas cenas ficaram confusas demais.
    Chorei um monte tmb nesse livro, inclusive no final, mas valeu a pena ler a trilogia
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler essa série,mas os livros são muitooo caros! Enfim...um dia consigo. Poxa, o último livro foi cansativo, nunca vi ninguém comentando sobre isso. O importante é que você aprovou de forma geral o livro, né?^^
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu quero muito ler essa série, ainda não tive a oportunidade, mas assim que puder eu vou ler.

    Beijos, Leticia;
    obsessionvalley.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sabe que ainda não li nenhum desses livros, não gosto de ficar com a sensação da perda...
    xD
    e acredito que eu ficaria.

    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  10. Tenho vontade de ler a série, porém não sei se será tão em breve... Leio resenhas positivas e negativas, mas claro, nós devemos tirar nossas próprias conclusões! Sua resenha está ótima!

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  11. Verdade, é quase impossível falar sobre A esperança sem soltar um spoiler, tudo nesse livro é uma surpresa, pelo menos foi pra mim. Também tiveram algumas passagens as quais não concordei, muita coisa que eu também não quis que tivesse acontecido /: Mas é JV, né? Não se pode querer nada dele, ele faz totalmente o contrário haha <3 Adorei o final mesmo assim, foi lindo, chocante e inesperado.

    Beijos
    Mih - CheiroLivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Amanda, eu não li sua resenha toda porque só li o primeiro livro ainda, e fiquei com medo de pegar algum spoiler. Mas sei que esse livro é meio triste, já vi vários comentários nesse sentido. Estou louca para continuar a trilogia, só falta comprar os livros ;x
    Espero gostar dessa série, tenho até medo! rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Amanda!
    Eu só li o primeiro livro da trilogia, então não muita coisa da sua resenha só para não pegar nenhum spoiler.
    Mas já tinha visto algumas pessoas comentando que esse livro é bem triste mesmo. Ai, eu quero ler agora!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. Olá :)
    Não li a resenha para não ler nenhum possível spoiler, pois ainda não li nem o primeiro livro ainda .-. UAHSUAHSUAHUS Espero ler assim que possível e gostar bastante também :)

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  15. Já li a trilogia e adoro!
    Este não é o meu livro favorito da trilogia, mas é bom e me fez chorar, rs.
    Estou te seguindo... Espero uma visita sua em meu blog também, rs
    Beijos

    http://cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá! Ah, esse livro me emocionou bastante também... Chorei muito em diversos momentos. Também não queria que certas coisas tivessem acontecido, mas, é uma guerra.... Acho que era necessário. Para dar esse choque no leitor, entende?! Acho que é a minha saga favorita... Beijos http://doceescrita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Esse foi o que menos gostei da série!
    Meu favorito é Em Chamas!

    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  18. Eu ouvi falar muitas coisas desse último livro, mas nada se compara ao spoiler mega gigante que li em um blog sobre o Peeta.... Ah, sério, eu nem li o primeiro livro e já sei o final :( A tua resenha fez eu ficar ainda mais ansiosa pra comprar logo essa série ;)

    Gislaine,
    atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com
    {ah, segui aqui! ;D}

    ResponderExcluir
  19. aquela vontade de sair correndo na livraria e comprar logo o BOX dessa série ainda me mata (AAMAZOON VENHA LOGO PARA O BRASIL E ME FAÇA FELIZ COM HARDCOVERS mimi #parey) Pelo que ja vi em tantas resenhas esse foi O LIVRO MESMO ^^
    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu quero TAAAAANTO esse livro! *-* Eu não deveria ter lido a sua resenha, porque estou lendo Hunger Games (em inglês mesmo) ainda. Mas estou gostando tanto que tive que ler! E me surpreendi, você conseguiu fazer uma resenha ótima que faz com que as pessoas se interessem em ler o livro, mas sem dar nenhum spoiler! Parabéns!

    Beijos,
    http://chicklitobsession.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Quero ler essa série!!! Já disse que até o fim do ano eu compro! Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    http://meumundoecolorido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Amanda, ainda não li mas logo vou ler ^^
    Quer participar do Book Tour do meu blog? *-*

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images