Jogos Vorazes: Em Chamas - Suzanne Collins

segunda-feira, junho 25, 2012



Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.(skoob)

No primeiro livro da série, a leitura pra mim foi muito, mas muito intensa e angustiante em muitos momentos. Nesse, especificamente, simplesmente fiquei sem palavras. Ele foi intenso, envolvente, revoltante e muitos outros adjetivos que não tenho como descrevê-lo. Se gostei do livro, sim, gostei e muito, a autora conseguiu manter de tal forma o ritmo de leitura que seria impossível para eu dizer que não gostei do livro, mas digo também, que a angustia nesse livro foi ainda maior. Mas não entrarei em muitos detalhes do livro aqui nessa resenha, pois acredito que no momento em que começar a falar, vou acabar soltando algum spoiler, o que não será legal. Mas acredito que, para os que ainda não leram o primeiro, o melhor é não ler a continuação da resenha, pois há informações que vocês somente saberiam se tiverem lido o primeiro.
Com relação aos personagens, no primeiro livro fiquei muito irritada com a Katniss por sua postura fria, quase que sem sentimento nenhum, apenas para com sua irmãzinha, mas nesse livro especificamente percebe-se que os jogos a mudaram profundamente. O que era de se esperar Durante toda a obra percebemos uma mudança no seu comportamento e até mesmo nos seus planos. Medo, insegurança e uma tentativa de manter um auto controle e uma imagem para as pessoas do Capitol. Acredito que uma pessoa normal não agüentaria nem por um segundo tanta pressão, por isso, depois de ler esse livro tenho a Katniss como uma de minhas personagens favoritas. Ela é teimosa, mas no fundo tem grandes sentimentos, seja de ódio ou de amor. Além de seus sentimentos em relação a sua família e a Capital, Katniss também se encontra em uma situação delicada. Gale e Peeta. E aqui abro um parêntese. Nesse livro um pouco mais dos laços de Gale e Katniss será mostrado para o leitor e será possível perceber um pouco mais dos sentimentos de Gale com relação a ela, contudo, apesar de toda essa história difícil que os dois viveram juntos durante a infância, não consigo deixar de sentir uma extrema simpatia por Peeta. O garoto do pão e sua generosidade, chegando a um extremo quase que de cortar o coração. E as Team Gale que me perdoeem, mas torço pelo Peeta, e mesmo sua história sendo tão curta com Katniss (se resumindo a um momento no passado e nos Games) acredito que aquele simples gesto de dar um pão foi o que a salvou e salvou a sua família.


“Porque eu não quero que você esqueça o quão diferentes são as nossas circunstâncias. Se você morrer, e eu viver, não há vida para mim na volta para o Distrito Doze. Você é a minha vida inteira‛, diz ele. ‚Eu nunca seria feliz novamente.‛ Eu começo a objetar, mas ele coloca o dedo nos meus lábios. ‚É diferente para você. Eu não estou dizendo que não seria difícil. Mas existem outras pessoas que fariam sua vida valer a pena.‛
Peeta puxa a corrente com o disco de ouro no pescoço. Ele mantém na luz da lua para que eu possa ver claramente o mockingjay. Em seguida, seu polegar desliza ao longo de um fecho, eu não tinha observado antes que o disco se abria. Não é sólido, como eu tinha pensado, mas um medalhão. E dentro do medalhão estão fotos. No lado direito, a minha mãe e Prim, rindo. E no esquerdo, Gale. Realmente, sorrindo.
Não há nada no mundo que poderia me quebrar mais rápido nesse momento que estes três rostos. Depois do que ouvi esta tarde... é a arma perfeita.
‚Sua família precisa de você, Katniss‛, Peeta diz.

            Outros personagens continuaram a me encantar, Cinna como sempre está genial nesse livro, e por causa dele em especial, vamos entende o porquê do livro se chamar “Em chamas”; essa em especial é a cena que mais quero ver no cinema. Enfim, o livro é incrível, recomendadíssimo, Suzanne Collins merece e muito o reconhecimento por sua obra, pois ela conseguiu construí-la de forma genial, criativa e acima de tudo, cheia de muita ação, romance, suspense e conspirações.


Abraços,
Amanda Almeida

You Might Also Like

19 comentários

  1. Eu li jogos vorazes e adorei, estou querendo muito ler em chamas mas está tão caro que estou impossibilitada. também sou Team Peeta ele é muito fofo.

    Beijos :)
    http://ummundodecomentarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua resenha, ficou muito boa. E realmente esse livro é bem mais intenso que o primeiro. E é nesse livro que eu gosto ainda mais do Cinna, enfim, gostei muito desse livro haha.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Meu livro preferido da triologia, ele é intenso, revoltante, angustiante. Eu li esse livro freneticamente almejando a ultima página, e ao mesmo tempo não querendo que terminasse nunca.
    Eu sinceramente não gosto dessas coisas de Team, por que eu detesto triangulos amorosos.
    Eu gosto mais do Peeta por que para mim ele é a esperança, mesmo com toda atrocidade e maldade do mundo onde eles vivem, ele continua a ser uma pessoas boa. Para mim ele é a esperança de um futuro não tão ruim, como todo o resto nos leva a crer.
    Em termos de personagem que fez meu coração dar pulinhos, o meu queridinho é o Finnick, gostei demais dele nesse segundo livro e no terceiro, ai, nem gosto de lembrar, meu coração doeu muito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei a trilogia com o pin, mas ainda não tive tempo de ler nenhum dos livros (livros de parceria se acumulando e os outros meus deixados de lado). Então, eu só leio comentários positivos sobre a série, mas ao mesmo tempo, leio a mesma coisa que você tbm citou: que é angustiante.
    Não li o resto da sua resenha, onde você fala sobre os personagens, porque tenho medo de ler algo que pode me desestimular a ler. Quero pegar a trilogia logo e devorá-la pra entrar nesse mundo de loucos por Jogos Vorazes, hehe!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Amanda!
    Olha, eu demorei muito para me interessar pelo livro Jogos Vorazes. Já tinha visto várias resenhas e não tinha lido nenhuma por pura falta de vontade! Quando estreou o filme, senti vontade de ler o livro, mas não li nem metade e já assisti ao filme, mas não me arrependi apesar de sempre preferir ler o livro antes. Enfim, eu gostei muito e cheguei a ler a trilogia em 4 dias. É, eu gostei mesmo.
    Sinceramente, triângulos amorosos tendem a me irritar, mas ainda assim eu sempre escolho rápido o personagem que eu gostei mais, mas isso não aconteceu com Peeta e Gale. Até agora eu não sei realmente quem eu preferia que ficasse com a Katniss hahahaah Mas acho que o Gale nunca teve tanto destaque como os outros dois personagens =(
    Eu me senti angustiada nos 3 livros, mas o 3º também me fez sentir raiva, não gostei muito dele.


    Nossa, eu não fazia ideia que a Meg Cabot fez comentários do filme nos próximos livros, fiquei super curiosa! hahahah A pior mudança foi justamente essa, matarem o pai da Mia no filme. Tipo, para que isso? Sem propósito.
    Olha, eu pretendo ler os últimos em e-book mesmo, não vou esperar a boa vontade da editora em lançar os livros com as novas capas. Eu leio muitos e-books, mas não sei explicar, é que tem livros que eu faço questão de ter na minha estante, sabe? Sim, sou idiota! hahahah
    Os livros da Meg Cabot, de forma geral, são caros. Raramente vejo alguma promoção dos livros dela e para piorar ela tem muitas séries, daí fica ainda mais caro =(

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro Hunger Games! *-* Suzanne escreve muito bem e a história é muito boa. Eu sou Team Peeta, com certeza. Óbvio que não é um triângulo amoroso comum, então complica, rs.

    Beijo grande :*
    PS: gostei da resenha, flor ;)

    ResponderExcluir
  7. Muito ansioso pra ler continuação de Jogos Voraazes!!!!
    Abraços! (http://elektry.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  8. Vishe
    Eu ainda não comecei essa série. Estou esperando uma promoção legal para comprar os livros.
    Mas assisti o filme da primeira adaptação, me deixou curiosa pra saber o que o Snow vai aprontar.
    E óbvio conhecer esse Finnick que tanto falam haha

    Eu adorei o Cinna que ótimo que ele é encantador no livro tb haha

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    Poxa tb estou curiosa pra ver o lance do vestido em chamas, ms vc não se decepcionou um pouco com as produções do primeiro filme, eu esperava bem mais, achei o vestidos nela meio sem graça, não sei se é coisa minha mais achei.
    Acho que sou uma team Gale kkkkkkkkk acho até meio injusto esse triangulo pq ele nunca ta perto, o Peeta ta sempre mais "atuante" =P
    bjocassss

    ResponderExcluir
  10. Meu Deeeuss, que vontade de ler novamente que me deu agora!!! Concordo com tuuudo que você falou!! Principalmente com a parte da angústia, eu quase tinha um ataque do coração ao final de cada capítulo! hahahah
    Sou totalmente team Peeta também, não apenas por causa do pão, mas porque fica claro durante a trilogia que mesmo a Katniss fazendo várias coisas "ruins" por ele, ele faz sempre o melhor pra ela... Embora o Gale seja ótimo também.
    O Cinna é um dos meus personagens favoritos, adoro ele!!!
    E se você ficou angustiada nesse, espera só A Esperança agora, é horrivel nesse sentido =( hahah
    Adorei a resenhaaa, parabéns. Ficou claro que eu me empolguei ne, mas ok hahahah

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  11. Eu vi o filme e ai tive que ler o livro e isso foi um erro e tanto!
    Eu amei o livro mas sinto que teria sido muito mais emocionante e angustiante ler primeiro (vai entender pq queria ter me angustiado neh?rs) Desde que acabei estou louca pra ler "Em Chamas" sua resenha me deixou muito mais desesperada!!! PRECISO URGENTEMENTE DESSE LIVRO!!!!
    Eu tbm sou Team Peeta *-* sorry Gale

    Essa é minha primeira vez no blog, adorei e Já tó seguindo ;)
    Se quiser passar no meu, seguir e comentar tbm eu vou amar!

    http://falleninme.blogspot.com/
    -PatyScarcella

    PS: Amei a resenha de "O Mar de Monstros" PJ é perfeito *-*

    ResponderExcluir
  12. Oie Amanda
    adorei os adjetivos que vc usou para descrever o livro: intenso, envolvente, revoltante define todos os sentimentos da leitura.
    Eu amei demais esse livro, e pena que A esperança não superou as expectativas...
    Só de ler sua resenha e lembrar, fiquei toda arrepiada. Eu sou muito mais o Peeta, desde o 1° livro, não entendo como alguém pode torcer pro Gale...enfim, amei o poster do filme, ainda não tinha visto.
    adorei a resenha
    bjocas

    ResponderExcluir
  13. Eu quero tanto começar a ler essas séries! E sempre que eu leio resenhas (de qualquer um dos três livros) são sempre elogios! *-*

    http://chicklitobsession.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ah, li Jogos Vorazes já faz um bom tempinho, porém até hoje ainda não me animei para ler Em Chamas. No entanto confesso que sua resenha me deixou mega curiosa, fiquei feliz em saber que nesse livro a Katinss de certa maneira mudou um pouco suas atitudes. Enfim, ótima critica :))

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li esta saga, mas coloquei como um desafio literário.
    Parabéns pela resenha.

    Bjos!
    Cida
    http://www.moonlightbooks.net/

    ResponderExcluir
  16. Olá, Amanda!
    O último livro da saga vai fazer você chorar de tão complexo que - e triste - que é. Mas o final é surpreendente! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não li nenhum livro da série, mas estou aguardando o JV chegar, pois estou participando de um booktour. Nossa, estou muito ansiosa para começar a ler, mesmo!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  18. Todo mundo falando da série e eu ainda nem comecei a ler, apesar de ter aqui (vergonha) mas a fila ta tão grande que me dá medo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. eu to igual a Luana do mentário acima... todo mundo já falou dessa série e eu não li nenhum dos livros ainda =/

    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images