Personagem da vez: Amelia Mignonette Grimaldi Thermopolis Renaldo ( Mia Thermopolis)

quarta-feira, junho 13, 2012


 
           
             
Mia Thermopolis foi a primeira personagem (Sem contar que o diário da princesa foi o primeiro livro da Meg que li.) criada pela Meg a me encantar. Ela é uma menina normal, nada popular, mas que também não se importa com isso, tem uma melhor amiga confiante e extremamente inteligente, um amigo legal, divertido e apaixonante, (Michael seu lindo!). O que ela poderia pedir mais? Nada é claro, mas ela tem mais, ela descobre, de uma hora para outra, que é uma Princesa, que seu pai é um príncipe de um pequeno principado Europeu, e com isso sua vida vira de pernas pro ar.
            Mia foi uma das personagens mais deliciosas de se conhecer, pois nos livros da série O Diário da Princesa foi possível acompanhar o crescimento e amadurecimento dessa adolescente tão querida e amada, e também, por que não, se identificar com ela. Quando li o primeiro livro da série eu tinha mais ou menos a idade da Mia, e esse fator ajudou bastantes a me identificar com ela e com alguns de seus problemas e inseguranças pelos quais ela passou, e a aprender com eles. Mia era uma menina inteligente e nada popular que de repente se descobriu uma princesa, e também a futura herdeira do trono da Genóvia, contudo, ela precisava mais do que um título para ser uma princesa; ela precisava se sentir de verdade uma princesa e também aprender a lidar com as responsabilidades que se aplicam a esse título. E durante toda a série vemos uma Mia entrando e saindo, de forma muito divertida, de confusões entre sua vida de adolescente normal, e suas obrigações de Princesa. E digo que ela até se saiu muito bem, em grande parte do tempo.
            Outro aspecto interessante foi o desenvolvimento emocional de Mia. Ela era na minha opinião uma menina muito frágil e facilmente influenciável mesmo a principio demonstrando não se importar como o que os outros poderiam pensar sobre ela, mas no desenvolver da série ela se mostrou de uma personalidade incrível, perante seu pai (e sua avó nada simpática) e seu reino e até mesmo com sua melhor amiga ( Mesmo ela tendo cometido umas coisas que eu achei uma baita de uma sacanagem mas no fim relevei), contudo, acredito que esse processo de auto afirmação ajudou muito a Mia a desenvolver uma personalidade mais própria, tendo suas idéias e sabendo expressa-las e em conseqüência, tais atitudes fizeram com que ela percebesse que nem sempre ela estava certa, seja em relação a si mesma, ou em relação ao que ela pensava dos outros.
Enfim, a Mia é uma das personagens por quem tenho um carinho muito especial, pois foi a partir dela que comecei a amar essa autora tão incrível (Meg é Diva!), mas também porque com essa estória minha paixão por livros do gênero só foi crescendo. Claro, nem sempre Mia foi uma personagem fácil, como disse acima, às vezes eu queria dar uns bons tabefes nela, mas acho que todo mundo passa por esse tipo de fase, aquela em que parece que a gente só faz besteira. Uma personagem encantadora e apaixonante, e eu recomendo a leitura da série, pois vai render a vocês momentos incríveis de pura diversão e de reflexão também.
Abraços,
Amanda Almeida

You Might Also Like

11 comentários

  1. Adoreeeeei este post! Mia é uma das minhas personagens favoritas *-*
    Diário da princesa foi uma das séries que mais me marcou e que me traz ótimas lembranças! Li na época da escola e só agora consegui adquirir toda coleção, yay! :)

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir
  2. AAAAh, eu amo a Mia! Acho que esse também foi o primeiro livro da Meg que li, e me apaixonei. Li a série toda e sou apaixonada. Adoro isso mesmo que você comentou sobre a evolução da personagem, em vários aspectos. Até fiz um post, há anos, sobre isso. A menina que lê amadurece, e os livros amadurecem também. Acho isso super bacana, e comigo foi demais. Ah, Michael *-*
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma relação muito especial com a série Diário da Princesa, porque foi o primeiro livro que eu li e eu fui crescendo junto com a personagem! Adooooro!

    http://chicklitobsession.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda!
    Bom, a Mia do filme eu gosto, adoro, acho que a Ane Hat você entendeu, conseguiu descrever bem a Mia do livro. Adoro tanto no primeiro quanto no segundo filme. Já a Mia do livro, no primeiro eu achei muito boba,não consegui me encantar como no filme, no segundo livro ela melhora e um pouco mais no terceiro. Só li três, por enquanto, mas acredito que a personagem irá evoluir mais..

    Adorei o post!
    Beijos :D

    ResponderExcluir
  5. Amei o post.
    Beijinhos
    Dani

    (http://dannysfashion.blogspot.com.br/)
    @_DanniC_

    ResponderExcluir
  6. mais um post que ameei!

    a Mia é com certeza a melhor protagonista da Meg que já li^^
    isso me fez lembrar que ainda preciso ler os outros livros do Diário da Princesa.

    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
  7. Haha
    Diário foi meu primeiro livro da Meg também.! E adorei.
    Curti a Mia do livro, só me deixava com raiva a cenas com a Lily.. que não curti muito no livro não.

    beijos e uma ótima sexta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Olá, Amanda!
    Acho que sou a única garota no mundo que ainda não leu nenhum livro da série "O Diário da Princesa". Após ler o seu post, fiquei com vontade de comprar todos os livros da série! *-*
    Tenha um maravilhoso fim de semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Awn, adoro a Mia, acho ela meio lesa, mas mesmo assim, ela é bem humilde e fofa. Nunca li O Diário da Princesa .-. É da Meg, eu preciso ler!

    Mi - CheiroLivros.com

    ResponderExcluir
  10. Eu não tão apaixonada pela Mia não, apesar de gostar dela. Ela é uma personagem que marcou naquele momento e ficou pra trás, sabe?
    Mas gostei bastante do que você disse dela, ela realmente evoluiu durante os livros.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Tão lindo o seu Blog Amandinha =)! um dia eu chego lá rs!

    Beijos Camila

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images