Personagem da vez: Fitzwilliam Darcy - Orgulho e Preconceito

sexta-feira, junho 01, 2012



Fitzwilliam Darcy ou mais popularmente conhecido apenas como Mr. Darcy, é o protagonista (mais amado e desejado, ouso dizer) da obra Orgulho e Preconceito de Jane Austen. Tenho certa paixão por Darcy, e falar sobre ele pode ser fácil, ou talvez nem tanto, contudo, não há personagem masculino que eu ame mais do que ele.
Orgulho e Preconceito nos remete a esses dois sentimentos que são quase irmãos, e a principio parecem descrever perfeitamente o caráter de Darcy. Ele, a primeira vista pode ser considerado uma pessoa distante, com um leve toque de arrogância, mas como nem tudo é o que aparenta, logo se descobre o contrário. Sempre penso em Darcy naquele Baile publico como uma pessoa sombria e distante e para completar tal rótulo, uma feição desagradável de puro desgosto. Contudo, no decorrer da obra percebe-se um outro lado, omitido de propósito; quase como uma ironia de Austen ao mostrar ao leitor que nem todo taciturno é desagradável, e que muitas vezes julgamos as pessoas por aquilo que achamos que vemos, e assumimos como verdade absoluta. 
Se a primeira vista Darcy é um antipático, quando ele se permite conhecer melhor, percebe-se o quão leal, companheiro e dedicado ele era; alguém capaz de fazer qualquer coisa pela pessoa que ama, e ao invés da arrogância, descobrimos que tudo não passava de uma grande timidez e excesso de reserva, e também preconceito (medo) do novo, que logo foi derrubado, mesmo que contra sua vontade. E digo que é delicioso passar pela estória e perceber as mudanças nas atitudes de Darcy, quase como uma espécie de segredo, afinal, percebemos o sentimento nascendo, mas Elisabeth, que se julgava tão esperta e observadora, não conseguiu enxergar nada, ou não queria; quem sabe? Talvez apenas a Jane.

[...]No começo, o Sr. Darcy mal admitia que ela fosse bonita; olhara para ela sem nenhum entusiasmo durante o baile; e, quando voltaram a se encontrar, observou-a apenas para criticá-la. Mas, assim que se convenceu a si mesmo e aos amigos de que seu rosto não tinha nenhum traço belo, começou a descobrir que ele se tornava excepcionalmente inteligente pela bela expressão de seus olhos negros. A tal descoberta se seguiram algumas outras igualmente torturantes. Embora tivesse detectado com seu olho crítico mais de uma falha nas formas dela, em relação a perfeita simetria, foi obrigado a reconhecer que suas feições eram suaves e agradáveis; e, embora afirmasse que os modos dela não fossem os da sociedade mais elegante, ficou cativado por sua graça simples. Disso ela não tinha idéia; para ela, Darcy era apenas o homem sempre desagradável que não a achava bonita o bastante para dançar com ele. (Orgulho e Preconceito, p.28).


Darcy é o típico personagem que te intriga a principio, faz com que você julgue suas atitudes e no fim morra de amores por ele. Talvez boa parte dos meninos não entendam essa fascinação feminina por Darcy, afinal, não existem tantos personagens masculinos mais corajosos ou mais espertos, por quê dar tanto valor à ele? Respondo apenas que o período, os costumes, a delicadeza com que os homens da época se aproximavam das damas, fazendo com que um simples toque de mãos se tornasse especial e a sinceridade dos sentimentos, fazem de Darcy, quase que unânime, o personagem favorito e o desejo de muitas garotas.

As imagens são do filme Orgulho e Preconceito de 2005, tendo como interprete o Matthew Macfadyen, que na minha opinião é o melhor e mais apaixonante interprete de Darcy, na minha lista também se encontra Colin Firth, que interpreta Darcy na série da BBC de mesmo nome. Recomendo ambos e é claro a leitura do livro.
 Abraços,
Amanda Almeida

You Might Also Like

16 comentários

  1. Meu primeiro clássico, e eu amo esse livro.
    O sr. Darcy no comrço me irritou, mais com o passar das páginas me fisgou totalmente.
    É um excelente personagem, cativante que te conquista aos poucos.
    Adorei o seu post!
    Eu gosto muito do filme, acho o ator que faz o Darcy, perfeito, e que olhos azuis, oh god. A série eu ainda vou assistir. Eu li em algum lugar que o Mathew e a Keira vão contracenar em mais uma adaptação de clássico.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada da Jane Austen, mas já tenho Orgulho e Preconceito aqui e juro que antes do final do ano vou ler! rs
    Fiquei curiosa para conhecer mais sobre esse personagem do livro... Sempre me disseram que a autora faz livros com personagem masculinos perfeitos!



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  3. Eu apaixonada pelo Mr. Darcy. De verdade, ele é tão sedutor, encantador. *-*
    Ai, deu vontade de ir correndo pegar o livro só pra encontrar com ele de novo. haha

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Oii. Adoro esse tipo de post. :)
    O filme é lindo e o livro deve ser melhor ainda, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo. E é bem assim mesmo: no começo, Mr. Darcy intrigando a todos por sua personalidade fria e distante e depois...

    Anna
    http://castanhadechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Amanda!
    Adorei o post! Esse filme é lindo, mas ainda não tive tempo para ler o livro. Sou fã de personagens que possuem algo de intrigante!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Nunca li o livro nem vi o filme, mas tenho muita curiosa... Assim como a Anna, adoro esse tipo de post! Parabéns!

    Beijos,
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  7. Oi Amanda!!
    Eu confesso que ainda não li Orgulho e Preconceito mas ainda não me sinto atraída pelo livro. Mas vi a versão do filme com o Matthew e achei divino, realmente o personagem tem esse poder de atrair não só as mulheres daquele tempo mas as de hoje, né??

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Mr. Darcy é muito amor! *-* Eu adoro a Jane e principalmente Darcy ;)
    Acredita que ainda não vi o filme? Pois é, tenho de ver logo!

    Beijo grande :*
    Como sempre adoro os posts de personagens ;)

    PS: Já escrevi sobre o Darcy, entre suas complicações, lá no blog. se quiser ver: http://sonhos-de-princesa.blogspot.com/2011/03/mr-darcy-e-os-amores.html

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Também me encantei por Darcy quando assistir a versão do filme com o Matthew,agora estou lendo o livro, e conhecendo mais ele mais detalhadamente. Mais eu também gosto do capitão Frederick Wentworth, do livro Persuasão.
    Muito bom o post
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  10. Acredita que ainda não li Orgulho e Preconceito? Mas morro de vontade, todo mundo fala tão bem dos livros da Jane Austen.
    Nem mesmo o filme eu assisti =( mas vou tentar dar prioridade a esse livro na minha próxima compra heheeh

    Gostei muito do seu comentário lá no blog, de verdade.
    E quanto ao livro Uma carta de amor, realmente eu já ouvi falar dessa coleção Reader's Digest e vi para vender num sebo online quando procurei o livro. Mas achei meio estranho 4 livros em um, você sabe se as histórias são resumidas? *pensando em comprar também heheheh*

    ResponderExcluir
  11. Hááááááá´cataploft!!!!!
    Eu sou eternamente apaixonada pelo mr Darcy, e o ator Mattew é o tudo o que eu imaginava dele. Nem sei o que dizer, pq não sei como explicar pq ele é o cara perfeito. acho que junta tudo, ele é calado e austero (qual mulher que não gosta desses pequenos obstaculo) completo cavalheiro, rico (não chega a ser qualidade mas que foi um tapa na cara da sociedade, quando ele se declara foi) Ain é tudo tão lindo. Emprestei meu livro e a menina ainda não me devolveu =(
    bjosss

    ResponderExcluir
  12. Super apaixonante, e isso define não só ele, mas também o filme *-*

    ResponderExcluir
  13. Morri de amores pelo seu post!
    Eu já tinha lido o livro há algum tempo, e já tinha visto a série "Lost in Austen", mas sábado à noite eu assisti, finalmente, ao filme de 2005. Desde então, não tenho conseguido pensar em outra coisa - ou outra pessoa. Só penso no Mr. Darcy! *-*
    Achei muito completo seu post, a forma como você colocou a mudança do personagem - o que, na verdade, não foi uma mudança, mas um novo modo de enxergar o que ele sempre foi. Acho a complexidade e, ao mesmo tempo, a simplicidade do personagem simplesmente cativante. Eu amo esse cara!
    Dei um UP no seu post lá no NetworkedBlogs pra ficar salvo como meu post favorito por lá ;)
    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. O gif que você colocou, a cena da mão nele no filme, diz tudo (é a minha cena preferida)! Sinto o desejo que ele sentiu em tocá-la ajudando-a a subir na carruagem e a tensão dele depois disso.

    Mr. Darcy é um homem muito bem construído por Jane que apaixona diversos corações, inclusive o meu!

    Abraços

    Gláucia

    eassimestaescrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ownnnnnnnn eu amo o Mrs Darcy!!! E dá pra ver que é o papel mesmo e não o ator (apesar de lindo e aquele jeito de falar <3 kkkk) mas vi outros filmes dele e não é a mesma coisa...
    Amo o livro, apesar do filme ser lindo tem partes que deixaram muito a desejar, mas mesmo assim é tão lindo!!!!
    Amei o post!
    Bjossss

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li o livro da Jane, mas posso dizer que, só de ver o filme, me apaixonei pelo Mr. Darcy.

    Abraços,
    Laura.
    http://resenhasdalau.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images