As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky

terça-feira, novembro 13, 2012

Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude. Avaliação:


             É difícil dizer o que eu senti ao ler esse livro, e descrever como me sinto após ter terminado. O livro é lindo, emocionante, apavorante, reflexivo... Apaixonante. Ler as cartas escritas pelo Charlie me fez sentir como se eu fosse o amigo aquém ele redirecionava todas elas. Sorri com ele, chorei em alguns momentos. Fiquei aterrorizada com algumas coisas; chateada com outras, mas no fim, é indiscutível, eu simplesmente me apaixonei pelas cartas. Torcia pelo Charlie, e posso dizer que ao termino da leitura, me senti infinita, assim como ele.
            Sei que muitos já leram o livro, ou pelo menos leram uma resenha a respeito, e com certeza essa é apenas mais uma de muitas. As Vantagens de Ser Invisível foi um livro peculiar que me fez querer ficar grudada nele o tempo inteiro, e no fim não sabia o que dizer. Amei cada carta, mesmo aquelas que me deixaram preocupada e apreensiva. E o mais estranho e incrível foi perceber que durante a leitura, quase acreditei mesmo que esse garoto existia em algum lugar. Talvez até exista, e ele seja apenas o espelho da situação que algumas muitas pessoas vivenciam.
            O livro é mais do que recomendável, e sei que essa não foi a melhor resenha já escrita sobre ele, apesar de que eu não sei como poderia escrever, pois esse é um daqueles livros quase impossíveis de se descrever, ao menos pra mim,. Mas recomendo a todos que leiam, sem preconceitos, e não apenas porque virou um filme, ou porque a grande maioria que leu elogiou. Mas sim porque Charlie adora os livros e sempre acha que determinado livro é o seu favorito até ler o próximo. Porque ele é feliz e triste ao mesmo tempo. Porque tem um gosto bem peculiar e ótimo para musicas (o filme deve ter uma trilha sonora incrível além de dicas maravilhosas de livros). Porque ele tem os amigos mais loucos e fiéis do mundo, que mesmo não sendo o melhor exemplo muitas vezes, entenderam o Charlie como mais ninguém, e no fim acabaram o ajudando. E porque no fim, de alguma forma, ele vai fazer você se sentir infinito...
Abraços,
Amanda Almeida

You Might Also Like

34 comentários

  1. Oi Amanda, estou morrendo de curiosidade de ler esse livro, não porque ele virou filme, mas simplesmente porque todas as resenhas que leio sobre ele são de pessoas completamente apaixonadas pela história. Espero ter oportunidade em breve.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. que legal, katy perry já havia falado sobre esse filme. dissi que foi o seu livro favorito. sou louco pra ler ele, parece ser muito legal. adorei tua resenha.
    Da uma passadinha no meu blog ?
    -> Estilo 4 U

    Divulgue seus sorteios | Facebook

    ResponderExcluir
  3. Adoro filmes que realmente provoquem emoções fortes, então, o que dizer além de que me interessei muito pelo livro?
    Adorei a resenha, e me empolguei MUITO para ler :)

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
  4. Tem tanta gente falando bem desse livro, que acabei ficando super curiosa. usahsausah :X
    Estou com bastante vontade de ler, parece ser bem interessante. :)
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  5. E eu já adicionei à minha lista de desejados! <3
    Adorei a resenha, mesmo que vc tenha dito que não é a melhor sobre ele rs

    Geralmente são essas as melhores resenhas, as que nos mostram quão difícil foi para o leitor descrever a emoção de ter lido o livro.

    Adorei, Amanda!!

    ps. adorei tbm seu complemento para meu singelo poeminha apaixonado rs muito obrigada pelo carinho! <3 bjs bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Amanda
    Estou bem curiosa para ler esse livro, parece ser muito interessante e diferente.
    Já me senti assim também em algumas resenhas que já fiz, as vezes quero contar o livro todo, em outras o livros é tão complexo que fico horas elaborando a resenha.
    Sua resenha ficou muito boa e passou pra gente o que vem por aí na história.

    Obrigada pela visita lá no blog
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  7. Uau, que resenha boa Amanda!!! Adorei!! Nunca ouvi falar desse livro mas fiquei super interessada! Você falou sobre a essência do livro mas não revelou nada do enredo, tô mega curiosa ^^

    ResponderExcluir
  8. A sua é a primeira resenha que leio do livro, se não me engano, e fiquei super feliz em saber que a história é mesmo tudo isso que eu supus. Troquei um livro meu por esse com uma blogueira e agora estou esperando ansiosamente pra que ele chegue! E adorei o fato do Charlie gostar de ler, isso incentiva muito a história pra mim!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. UIah...gostei da sua resenha, você descreveu o livro com bastante sentimento e adoro isso. Ah...a capa do livro é bem interessante e o enredo como um todo também. Gostei mesmo e fiquei curiosa sober as cartas dele! Querooo muito ler!^^
    Beijocas!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  10. Que resenha linda, ficou muito emocionante, carregada de sentimento. Eu ainda não li esse livro, mas gosto de livros que me fazem chorar, rir, e sentir essa mistura de sentimentos. Fico feliz que você consiga se emocionar com livros assim como eu, livros são muito envolventes.
    Acabei de conhecer seu blog, mas já estou seguindo no face e no GFC. Quando tiver um tempo. me visita. www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Amanda, foi a primeira resenha que li deste livro e se eu estava com vontade de ler ele, imagina agora?! Estou desesperada, kkkk. Ficou linda sua resenha, de fato! E tenho ctz q vou gostar do livro, estou mega curiosa e é o topo da minha lista de compras.
    Bjinhos FRAN

    ResponderExcluir
  12. sou louca por esse livro! meu colunista fez uma resenha dele, mas eu ainda não tive a oportunidade de ler

    http://himi-tsu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Parabéns pela resenha, eu realmente gostei dela. Estou louca para ler esse livro, não vejo a hora de conseguir colocar minhas mãos em um exemplar dele!
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Acho que com tantas resenhas falando tão bem desse livro não tem como não ficar louca para ler =3

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não tinha lido nada sobre esse livro até agora, apenas sabia que tem o filme, gostei bastante de você falo sobre musica e livros preferidos que aparece neste livro e isso só me deixo com mais vontade de ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Estou louco para ler esse livro. Sempre o elogiam e você é uma dessas pessoas. De fato, acredito que me sentirei como a pessoa para quem o protagonista direciona suas cartas. Deve ser uma leitura bem íntima e interessante.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Amanda!

    Realmente tem muitas resenhas do livro pela blogosfera, mas a sua foi além do livro em si! Tenho curiosidade em lê-lo, e confesso que não leio muitos livros por que estão 'na moda', rsrs!

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Nossa, você gostou mesmo do livro, hein?
    Até fiquei com vontade de conhecer esse Charlie! =D

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  19. Gente, esse livro parece ser uma delícia. Depois dessa descrição do Charlie que você deu, fiquei com mais vontade ainda de ler o livro. :)
    Adorei a resenha!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  20. Hey
    Amei a sua resenha Amanda.
    Tão apaixonante! E aliás, foi a primeira que li....

    Quero super conhecer o Charlie, agora! <3

    Bom feriadão
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  21. Oi Amanda! Quando gostamos muito de um livro é super difícil de resenhar, mas a resenha está ótima, você soube passar muito bem o que foi o livro para você. Estou bem curiosa som ele e pretendo ler em breve.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia o livro, mas já que existe um filme, vou procurar assistir para entender um pouco mais sobre o enredo.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  23. Eu li o livro e amei.
    Lembro que no começo achei meio chatinho e jurava que o Charlie era doente mental rs
    tadinho, me acabei de chorar lendo o final.
    Quero muito assistir o filme.
    bjos

    ResponderExcluir
  24. oii amiga!!

    adorei sua resenha!
    ganhei esse livro nas cortesias do skoob e com certeza será uma das próximas leituras, estou entusiasmadíssima!
    quero ver o filme também =D

    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
  25. Adorei a sua resenha, ficou incrível. Quero muito ler este livro, antes mesmo de ver o filme, o livro parece ser incrível.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá, olá! Prazer! Passando para te conhecer e gostei muito daqui, parabéns!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá She. O prazer e meu, que bom que gostou, espero que volte sempre :)

      Excluir
  27. Oii, Amanda!!
    Te indiquei em um meme lá no blog, ok?? ^^

    beijos, beijos

    ResponderExcluir
  28. Eu ainda a não li esse livro, mas estou amando as resenhas dele.
    beijos

    ResponderExcluir
  29. Oii Amanda!!
    Amei a sua resenha, amei ter vindo aqui hoje, amei ter me sentido exatamente assim com a minha última leitura e meu último melhor amigo. Charlie é encantador, apesar de ser bem diferente dos outros protagonistas por quem me apaixonei, ele é maravilhoso. A forma como se importa com os outros, faz tudo por eles, mesmo o que não quer e gosta de agradar é linda. Fiquei emocionada quando ele levou presentes afáveis a todos no natal, e triste por ele não ter recebido alguns daqueles a quem gostava de chamar de amigo. Sam e Patrick são incríveis, uns amores, os amei. O livro é incrível, mas não podemos deixar de notar as críticas feitas, os casos absurdos de abuso que aconteceram e me chocaram e que você provavelmente sabe do que estou falando. O livro é maravilhoso, encantador, 5 estrelas, e eu, assim como você, me senti infinita.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii.
      Pois é, sabe não sabia nem como falar sobre isso, e isso foi algo que me assustou e me deu muita raiva no livro. Acho que por isso que o Charlie se tornou um personagem tão querido porque infelizmente coisas desse tipo acontecem e muito hoje. bju

      Excluir
  30. Ai... Você me deixou mega curiosa para ler este livro! =) Adorei a sua resenha e vou colocar na minha lista de livros desejados ^^ Beijos
    Angelica
    www.angelicabrunatto.com.br

    ResponderExcluir
  31. Amei a resenha! Ja tinha uma grande vontade de ler esse livro, não pq virou filme nem nada, mas pq muitas pessoas dizem ser realmente muito bacana!
    Quero muito esse livro, mas quero comprar o da capa antiga. Capa de filme me recuso ahahaha

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images