#Aleatórios – Quebrar ou não quebrar, eis a questão!

segunda-feira, outubro 29, 2012



Resolvi escrever esse post depois de uma quantidade interessante de questionamentos e observações quanto ao título do meu blog. Como vocês devem ter percebido, há um erro de conjugação na estrutura, pois o correto é “Você é o que lê” e não “Você é o que ler”. Contudo, mesmo explicando o motivo do erro sempre que fazem essa observação (Que a forma correta não estava disponível) e admitir que a estrutura atual foi uma escolha proposital(já que eu não queria que fosse o presente do indicativo e sim uma mistura do primeiro com o futuro, no intuito de do sentido ser o de uma escolha)... Espera! Mas como assim proposital Amanda? Você preferiu ficar com a estrutura errada? E ainda tentou misturar duas estruturas? Pois é, foi. E é justamente nisso que consiste esse post.
Após as observações feitas, a ultima tendo sido feita no post anterior, comecei a pensar em algumas aulas que tive na faculdade e a necessidade de observar a norma culta da língua. Certa vez tivemos uma discussão quanto ao instinto opressor das regras, e fizemos observações quanto a certo livro muito polêmico adotado pelo Mec que ensinava os alunos a falar errado – o que não é verdade. Contudo, o questionamento que ficou foi: será que a norma culta nos restringe e oprime excessivamente ou deveríamos ser mais flexíveis, afinal a língua é viva e está sempre se modificando. Alguns professores poderiam torcer o nariz e defenderiam a norma culta até o fim do mundo, afinal regras foram feiras para serem cumpridas, pois não teríamos uma organização, ou um ponto de referencia do que é certo ou errado (um de meus professores que era gramático, por exemplo), outros apenas olhariam com olhos mais complacentes, apenas observando que esta é uma forma popular e que de fato esta errada e não poderia ser usada ao escrever um texto, mas se todos compreendem seu significado, então releva-se, no fim das contas.
Enfim, na minha humilde opinião, confesso que estou do lado de ambos (Ainda verei um linguista e um gramático concordando!), mas voltando ao nome do blog, permanecerei com o mesmo nome (errado eu sei), mas prometo utilizar a estrutura correta quando comprar um domínio (quando o blog fizer um ano, já que o blogger tem me dado muita dor de cabeça ao tentar criar temas, que me fez sentir saudades do wordpress), mas gostaria de obervar quanto a algo que pensei hoje: será que utilizar livremente algumas estruturas, mesmo ao escrevê-las erroneamente, é um crime tão grande contra a língua portuguesa? Ou será que algumas exceções possam ser aceitas?Quando estamos em um ambienta menos formal e sim mais descontraído? Não defendo que cada um possa escrever da forma que lhe venha à cabeça, afinal, utilizar a norma culta é indispensável até mesmo para ter o mínimo de compreensão, mas também concordo que quando o sentido não é quebrado, podemos até relevar, com algumas ressalvas é claro. Posso está falando uma grande besteira (meu professor de gramática concordaria com isso), ou apenas sendo complacente (como diria a minha professora de linguística, “a língua vai muito além daquilo que está escrito, mesmo quando arranha os ouvidos”) e espero não escandalizar ninguém – e que meus professores não leiam isso-, mas apenas trouxe algo para que possamos refletir, pois, no fundo, acredito que ninguém sabe 100% a própria língua, e que as vezes, relaxar um pouco não é um crime tão grande assim.
Abraços,
Amanda Almeida

You Might Also Like

7 comentários

  1. Oláa! Disse tudo! Adorei o post e eu sinceramente sou muito a favor da Linguística, também discutimos o caso do livro do MEC... E depois de tais estudos, fiquei muito mais "Linguista" do que propriamente estudante heheheehe!

    Super beijo!

    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post é bem explicativo =)

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tem pouco tempo que conheci o blog e só agora reparei nisso. Gostei da postagem e da explicação, mas acho que não há necessidade de um domínio registrado pra corrigir o erro visto que o titulo do blog pode ser diferente do endereço url.
    Muitos blogs tem um endereço (justamente pq o que queriam não estava disponível) mas o titulo é outro que não tem nada a ver com o link.
    Como o cabeçalho é uma imagem, é só alterar e colocar o nome certo ou o nome que vc quiser. Como se trata de um blog literário, ter um erro logo no titulo não fica muito legal.
    Bom, é uma dica e um modo de solucionar, mesmo que por enquanto hehehe

    Bjokas

    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, tudo bem? Pois é, mas o mais engraçado é que no fim das contas acabei ficando com a forma "errada" mesmo só por certa rebeldia talvez, ou porque eu queria unir duas estruturas em uma única oração(eu sei, tive esse descaramento rsrsr). Mas, devido ao que você observou, o que de fato não é legal, por isso vou acabar corrigindo mesmo, mas gostei de levantar o assunto, pois as vezes eu acho que algumas pessoas ao corrigir o outro, ao invés de ajudarem, acabam se tornando um pouco arrugantes, e refletindo sobre isso, lembrei de uma série de discussões em sala de aula.
      bjuus

      Excluir
    2. Claro.. entendo sim. Tb acho que tem muita gente por aí que não sabe ser sutil, as vezes acha que tá fazendo alguma coisa pra ajudar (as vezes até ajuda, as vezes não) mas não sabe ser gentil e isso acaba criando um clima meio estranho no ar... Hoje mesmo vi um caso de um desentendimento super desnecessário por causa de discordância de opiniões..
      Cara... saber falar as coisas na boa pra chegar num consenso é tão difícil assim hoje em dia? É gente que faz critica, gente que critica a critica, gente que rebate de falta super desrespeitosa... Acho que tá faltando um pouquinho de senso nesse pessoal, afinal, gentileza gera gentileza e saber conversar, saber expor a opinião de forma que não fique parecendo que vc é grossa, que debocha ou o que for, parece ser quase impossivel. A pessoa entende o que lhe convém, responde o que quer e depois dá nisso.

      São poucas as pessoas que aceitam opiniões e criticas (qdo feitas de forma séria por alguém que realmente entende e tem algo a acrescentar, claro) entendendo que são construtivas, e não destrutivas.
      Enfim, eu achei super bacana sua atitude de se explicar e até corrigir!

      Bjokas!

      Excluir
  4. Oii Amanda!!
    Bom, concordo com a Flávia, entendo perfeitamente o que quis dizer e é mesmo um saco quando a url que queremos não está disponível, mas também acho que é legal para imagem do blog que o cabeçalho esteja escrito de forma correta, sabe? rs
    Gostei do post e da discussão que levantou!!
    Post novo lá :*

    ResponderExcluir
  5. Ahh eu pensava que o nome do blog estava errado porque você tinha colocado errado mesmo! Achei interessante a explicação do nome "errado" mas prefiro escrito certo, que fica mais bonito e não dá a impressão de que escreveu errado para os novos visitantes (desculpa falar assim, mas eu pensava isso. Deveria ter procurado o motivo né?).
    Bom, a url não interfere em muita coisa, só tem uma letra a mais, já que não se pode usar acentuação. Gostei do final do nome do blog como "lê", acho que ficou melhor assim ^^

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images