Questões do Coração – Emily Giffin

quarta-feira, outubro 24, 2012


Tessa Russo é mãe de duas crianças e esposa de um renomado cirurgião pediatra. Apesar dos avisos de sua mãe, Tessa recentemente abriu mão de sua carreira pra se focar na família e na busca da felicidade doméstica. Ela parece destinada a viver uma boa vida. Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de Charlie que tem apenas 6 anos e nunca conheceu o pai. Depois de muitas decepções, ela desistiu do amor - e até mesmo das amizades - acreditando que é sempre mais seguro não ter muitas expectativas. Embora as duas mulheres vivam no mesmo subúrbio de Boston, elas tem muito pouco em comum além do amor pelos filhos. Mas numa noite, um trágico acidente faz suas vidas se encontrarem de um jeito inesperado. Em uma história alternativa e com vários pontos de vista, Emily Giffin nos emociona com um livro luminoso em que boas pessoas são pegas em circustâncias insustentáveis. Cada um sendo testado de maneiras que nunca pensaram ser possível. E cada um deles descobrindo o que realmente importa.(Skoob)Avaliação:★ 

         Questões do Coração foi o primeiro livro de Emily Giffin que tive o prazer de ler. E o mais interessante é que a principio tinha certo receio de ler os livros dela, não sei ao certo o motivo, mas depois que li esse, não me arrependi; na verdade fazia muito tempo que não me envolvia tanto com os personagens de uma estória.
O livro trata essencialmente sobre a vida de duas mulheres fortes, cujas vidas nunca se cruzariam se não fosse um fato terrível do destino, por assim dizer. Algo que mudaria completamente suas vidas para sempre. E mudou.
Questões do Coração foi um livro intenso e ao mesmo tempo simples, que me fez ficar grudada nele conforme os fatos iam se desenrolando. Conhecer a vida de Tessa e Valerie foi uma experiência gostosa, e perceber que as duas, mesmo tendo vidas tão distintas, e se comparadas, quem não conhecesse suas histórias, provavelmente poderia contar inúmeras vantagens das vidas de uma, ou de outra, ou até mesmo escolher qual das duas vidas seria a mais satisfatória, tinham dificuldades e problemas que eram quase impossíveis de se resolver. E foi justamente isso que me encantou e assustou pra falar a verdade. As aparências podem esconder algo que está oculto. Até mesmo os problemas. E o medo de enfrentá-los pode ser perigoso e desastroso.
A autora equilibrou bem o enredo, alternando entre os pontos de vista, mas sem perder a ligação entre eles. O que foi uma das coisas que gostei na estrutura do livro, pois ajudava a perceber como cada uma das duas lidava com as situações que iriam surgindo, além de conhecer um pouco da personalidade de cada uma. E mesmo com as circunstâncias descritas na estória, não consegui ficar do lado nem de uma e nem de outra. O que me deixou um tanto confusa. Não sei se quem leu esse livro se sentiu da mesma maneira, mas enquanto eu percebia que as minhas suspeitas iam se confirmando, ao invés de ficar com raiva ou fazer julgamentos e classificações referente um ou a outro, o que seria natural, contudo, fiquei em no meio de um turbilhão de sentimentos que variavam entre pena, tristeza pelo que ambas estavam passando e no fim compaixão.
O livro foi uma grande surpresa e não me arrependo de ter lido, na verdade me arrependo de não ter lido algo de Giffin antes, pois a forma como ela nos apresenta seus personagens é maravilhosa, e no fim de tudo acabamos no sentindo íntimos deles, como se fossemos seus confessores. A Editora fez um trabalho maravilhoso com a capa, que foi uma das coisas que me chamou a atenção antes de comprá-lo. A única coisa que me incomodou um pouco durante a leitura foi alguns erros da revisão. Não sei se quem leu o livro digamos, na versão “normal”, também percebeu isso, mas como o meu é uma versão pocket que comprei na revista da Avon, percebi alguns erros que em certos momentos me confundiram, mas não estragou o prazer da leitura.
Recomendo a leitura com certeza para quem gosta de um livro que mistura amor, drama, problemas e redenção, e que no fim é capaz de nos fazer refletir sobre muitos outros aspectos da vida, e como dizem na sinopse, sobre o que realmente importa.
Abraços,
Amanda Almeida

You Might Also Like

17 comentários

  1. oii amiga!

    já li esse livro da Emily e confesso que não curti tanto como gostaria.
    adorei a escrita dela, mas eu como uma pessoa que está em um relacionamento e que amo meu parceiro não consigo imaginar essa história de traição e depois ver que tudo era porque a mulher tava distante... pra mim ou você gosta e fica junto ou você larga de uma vez antes de magoar a pessoa.
    sei que sou meio radical, e que o que a autora narrou acontece aos montes na vida real, mas é uma parte da vida que eu não gosto, não tem jeito..hehe

    mas adorei sua resenha!
    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruninha esse foi um dos pontos que ponderei durante toda a leitura, e não sabia o que dizer. Se amava ou odiava tudo o que estava acontecendo, quase que com vontade de pegar um e tacar a cabeça da pessoa na parede. Mas acho que o que mais me fez gostar da história foi o que ela trouxe no fim. A capacidade de perdoar.
      Bjus

      Excluir
  2. Olá!
    Eu nunca li nada dessa autora por puro preconceito também. Sei lá, sempre penso que não vai ter nada a ver comigo e tudo mais... mas sinto que irei me arrepender disso pois a sua resenha foi super positiva!
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Também nunca li nada da Emily Giffin, mas tenho muita vontade! Ainda bem que você gostou :)
    Essa capa é realmente maravilhosa *_*
    Fiquei curiosa para saber mais da história, preciso do livro já heheheheh

    ResponderExcluir
  4. o livro parece ser elgal, mas nao sei se leria.
    sei lá, nao rolou aquele clima de quando a gente olha e pá preciso ler ashuhuashu
    mas a resenha está bem legal

    ResponderExcluir
  5. Oii Amanda!!
    Quero ler um livro da Emily G. há séculos [sem exagero :x], mas ainda não tive a oportunidade, com certeza incluirei algum deles na minha próxima compra, estou ansiosa para conhecer esses personagens tão bem feitos e estórias envolventes.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oie Amanda
    é justamente isso que eu mais curto nos livros da Emily: a questão de nos fazer sentir íntimas dos personagens. Eu adorei esse livro, e mal posso esperar para ler outros dela.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Eu amo a Emily Giffin, acho que é uma das autoras que, atualmente, mais me fazem devorar livros. Pois eu leio livros dela assim, em dois ou três dias. Também senti a mesma coisa que você, de não conseguir ficar do lado de uma ou de outra e de não ter preconceitos e julgamentos quando foram reveladas as situações que elas passavam. É algo que vai se desenrolando e a gente entra mesmo na vida delas, entendendo as atitudes das duas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Amanda!

    Estou lendo "Questões do Coração" e estou gostando muito! No começo eu também achava que ficaria de um lado, mas aí com o passar das páginas é impossível! Gostei muito de sua resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li nada dessa autora ainda, mas julgando pela capa, eu leria esse livro sim.
    Ja tinha ouvido falar que é bacana e tal, tenho vontade de ler, mas não por agora.

    Parabens pela resenha

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  10. Eu quero muito ler esse livro porque ele parece ser bem bacana, com uma história densa, porém que é fácil para conquistar. Espero ler em breve. Pena que eu tenha tantos livros de parceria para ler antes deste.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Tenho esse livro, mas ainda não o li. Acredito que seja muito bom mesmo. O que eu também gosto muito nos livros da Emily é que ela nos faz ficar íntimos das personagens. E eu acho incrível isso.
    Adorei a resenha! *-*
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Amanda! Já li umas resenhas super positivas sobre esse livro e lembro que ano passado conversei com a ex-diretora da escola e ela disse que estava amando a leitura de Questões do Coração.
    Enfim, fiquei super curiosa pra ler. É maravilhoso quando conseguimos nos envolver com os personagens assim, né?!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Também tenho um certo preconceito com a autora, e não sei nem o motivo - nunca li um livro dela.
    Mas quero muito ler esse livro, porque já vi muita gente falando super bem como você, e não acho que uma autora que agrada a tantos seja tão ruim assim hhahaha
    Beijos, Carol
    Thousand Worlds

    ResponderExcluir
  14. Ninguem nunca te deu um toque do erro mega grosseiro no titulo do seu blog?
    Não existe "Vc é o que LER". Isso é um erro de conjugação terrível que muitos cometem e acham estar certo.
    O correto é "Vc é o que LÊ"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anônimo pelo toque. Já me falaram sim sobre o erro. Contudo, foi proposital. Primeiro porque a outra opção não estava disponível e segundo porque esse "ler" não é pra ser o presente do indicativo e sim para ser futuro, como uma escolha. Sei que o correto seria "Você é o que lê" ou “Tu serás o que leres”, mas não gostei da aparência da construção(No caso da segunda opção), não como titulo para o blog. Pode parecer que estou matando a língua portuguesa, até pode, e sei que alguns dos meus professores de português torceriam o nariz com tamanho atrevimento ao modificar uma estrutura. Entretanto, me dei essa liberdade, mesmo não sendo ninguém.
      Obrigada pelo toque, é sempre bem vindo. Mas da próxima vez, por favor, não comente como anônimo, vou gostar de conhecê-lo e você não disse nada de mais pra precisar se esconder. Obrigada mais uma vez.
      Amanda

      Excluir
  15. Eu AMO este livro. Ele é real, intenso. Emilly descreve muito bem os sentimentos, os pensamentos, o que há por trás de tudo... O livro não é água com açúcar, mas é aquele que mexe com teus preconceitos, com teus princípios, com teus sentidos. E é por isso que adoro tanto este livro. Aliás, se te interessares, leia O quatrilho, do José Clemente Pozenato, que mexeu comigo tanto quanto Questões do coração.

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images