Juliet - Anne Fortier

sexta-feira, outubro 19, 2012


Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, na Itália, mas desde os 3 anos foram criadas nos Estados Unidos por sua tia-avó Rose, que as adotou depois de seus pais morrerem num acidente de carro. Passados mais de 20 anos, a morte de Rose transforma completamente a vida de Julie. Enquanto sua irmã herda a casa da tia, para ela restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei. A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar, muito antigo e misterioso. Mesmo acreditando que sua busca será infrutífera, Julie parte para Siena. Seus temores se confirmam ao ver que tudo o que sua mãe deixou foram papéis velhos – um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio. Mas logo ela descobre que a caça ao tesouro está apenas começando. O diário conta uma história trágica: há mais de 600 anos, dois jovens amantes, Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti, morreram vítimas do ódio irreconciliável entre os Tolomei e os Salimbeni. Desde então, uma terrível maldição persegue essas duas famílias. E, levando-se em conta a linhagem e o nome de batismo de Julie, ela provavelmente é a próxima vítima. Tentando quebrar a maldição, ela começa a explorar a cidade e a se relacionar com os sienenses. À medida que se aproxima da verdade, sua vida corre cada vez mais perigo. Instigante, repleto de romance, suspense e reviravoltas, Julieta – livro de estreia de Anne Fortier – nos leva a uma deliciosa viagem a duas Sienas: a de 1340 e a de hoje. É a história de uma lenda de mais de 600 anos que atravessou os séculos e foi imortalizada por Shakespeare. Mas é também a história de uma mulher moderna, que descobre suas origens, sua identidade e um sentimento devastador e completamente novo para ela: o amor.(skoobAvaliação: 


Romeu e Julieta é uma das peças mais famosas e conhecidas de Shakespeare que tive um prazer especial de estudar em uma de minhas aulas de Literatura Inglesa na faculdade e também tive a surpresa de descobrir que por trás dela haviam muitas mensagens e críticas subentendidas na estória. É de conhecimento geral que Shakespeare não inventou a estória e sim se inspirou em outra para escrever a que todos nos conhecemos, contudo, depois de inúmeras adaptações da mesma, - e a ultima dela que li, Julieta Imortal, confesso que fiquei um tanto encantada, mas também horrorizada com a forma em que os amantes foram retratados e o pobre Frei – nunca imaginei ler um livro que me fizesse pensar: “ta ai uma adaptação que não me decepcionou”. Muito pelo contrário, foi uma aula incrível sobre a Itália e seus mais encantadores costumes e sobre um dos casais mais amado e admirado do mundo.
Julieta conta a estória de Julie Jacobs (Giulietta Tolomei) e sua irmã Janice (Gianozza) ambas nascidas em Siena, porém criadas nos Estados Unidos após a morte de sua mãe Diana. Contudo ao que tudo indicava sua mãe não havia morrido em um acidente normal, mas sim, que aquilo fora consequência de um antigo mal, que ainda estava vivo entre as famílias Tolomei e Salibeni, pelo que as duas famílias fizeram ao jovem casal Romeu e Giulietta. E tal maldição precisava ser quebrada a qualquer custo. E ao que tudo indicava apenas Julie (Giulietta), pela coincidência do nome, seria capaz de encontrar as respostas para quebrar essa terrível maldição.
O livro simplesmente me encantou. A principio estava um pouco cansada, depois de uma ressaca literária e a mente meio cheia de outras leituras para concurso, minha leitura foi lenta, contudo, a cada novo capítulo, pois a estória se alternava entre os acontecimentos atuais e os de 1340, ficava cada vez mais instigada a ler e a desvendar juntamente com Giuliella aqueles segredos tão obscuros de ambas as famílias. O livro às vezes parecia uma aula de história, mas nem por isso se tornou cansativo e chato, muito pelo contrário, descobrir alguns segredos do passado fez com que tudo parecesse ser muito real, como se de fato tal estória tivesse acontecido, e de fato alguns dos acontecimentos descritos realmente aconteceram. O que me fez admirar a pesquisa da autora e perceber que para se escrever um livro precisa-se de no mínimo uma boa dose de pesquisa.
Com relação aos personagens, no inicio foi difícil me encantar com a Julie, pois achava que ela era passiva de mais, e com um alto estima muito baixa, nada que lembrasse a heroína da estória de Shakespear, e sua irmã Janice sempre lhe colocando pra baixo, o que fez com que no inicio também não a suportasse, mas com o passar do tempo foi possível perceber que todo comportamento tem uma história por trás, e ambas passaram por diversas situações que moldaram suas personalidades. E no fim, acabei amando as duas, apesar de ter uma preferência pela Janice por causa de se jeito meio doido, direto com seus comentários sarcásticos e mordazes que fizeram dela uma das minhas personagens favoritas.

- O senhor sabia o nome dele o tempo todo! Por que não me contou?- Pensei que você soubesse! – retrucou o pintor. – Você é Julieta! Talvez precise de óculos![...]- Não é de óculos que ela precisa – comentou Janice, curtindo minha introspecção estrábica -, é de um cérebro novo.

Outro personagem encantador é Alessandro, (suspiros), misterioso e inteligente, apenas no fim foi possível perceber de que lado ele realmente estava, o que me deixava hora apaixonada pelos encantos desse italiano, e hora indignada com seu comportamento. Além desses, também havia as duas pessoas que foram o inicio de toda essa estória, os próprios Romeu e Giulietta, e também frei Lorenzo, a quem pela primeira vez foi contado um pouco mais de sua própria história, e do fim dela.
Muitos outros personagens tiveram grande importância, os próprios Salimbeni e Tolomei, os Marescotti, o Maestro Ambrogio e o Maestro Lippi ( que foi inspirado em um Maestro Lippi que vive em Siena de verdade), contudo, seria impossível falar mais sobre eles sem contar a estória inteira. Digo apenas que todos aqueles que gostam de um bom romance com uma bela pitada de história e grandes segredos envolvidos, esse é um ótimo livro, que se tornou um de meus favoritos.
-Existe a luxuria, como sabeis, e existe o amor. São coisas aparentadas, mas, ainda assim, muito diferentes. Comprazer-se com uma exige pouco mais do que uma exige pouco mais do que uma fala melíflua e uma muda de roupa; para obter o outro, porém, o homem tem que abrir mão de sua costela. Em troca a mulher desfará o pecado de Eva e o reconduzirá ao Paraíso.
Abraços,
Amanda Almeida

You Might Also Like

21 comentários

  1. oii amiga!!!

    adorei a história desse livro!
    apesar de ser a estória mais conhecida do mundo (eu acho) nunca li Romeu e Julieta "original", só adaptações, e essa parece ser incrível!
    já entrou pra minha listinha

    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Vou logo dizendo que já gostei da Janice por causa desse primeiro quote que você colocou. =D
    Eu já vi o livro por aí mas ainda não havia lido uma resenha dele, gostei. E fiquei curiosa sobre o Alessandro. rs
    Beijos;
    Tici - ObsessionValley

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante das suas palavras. Me fizeram ficar com vontade de ler o livro, e pra mim, uma resenha é sempre boa quando me convence. Depois de ter lido Julieta Imortal, fiquei mais encantada com a história de Romeu e Julieta.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da sua resenha.
    Fiquei curiosa sobre o livro.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Amanda!
    Só conhecia o livro por nome, nunca havia lido nada sobre ele.
    Confesso que amei sua resenha! Fiquei morrendo de vontade de ler. Vou colocá-lo na minha listinha. Haha

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Amanda
    geralmente tenho medinho de qualquer livro que venha com Julieta na capa rs pois o clássico de Shakespeare é um dos meus preferidos!!!
    Mas eu comprei esse livro,depois que falaram que era muito misterioso e romântico. Pela sua resenha dá para ver que apesar de ter muitos personagens, a autora soube como aproveitá-los na trama.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas como sou fã do clássico de Shakespeare, sempre gosto de conhecer outras adaptações.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro essas adaptações de livros clássicos, apesar de ainda não ter lido algum de Romeu e Julieta. Os últimos lançamentos nesse estilo estão entre meus desejados, este incluído entre eles.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nahim...li esse livro e ameiiii demais! È perfeito e gosto muito, pretendo ler novamente. Também não me encantei com Julie no começo ,mas depois foi tudo de bom.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Confesso que nunca dei muita atenção para esse livro, mas apesar disso gosto bastante de releituras de clássicos, e fiquei impressionada com a sua resenha, agora estou super curiosa em relação a história, parece ser bem interessante. Espero ter tempo de lê-lo muito em breve.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  11. Oi, Amanda!
    Nossa, que bom saber que esse livro foi bom pra você, mesmo com uma ressaca literária - passei por uma e, nem me fale, é horrível. Eu só tinha ouvido dizer que o livro é chato e tudo o mais por falar muito sobre a Itália, mas eu acho que eu também me encantaria. É claro que no começo pode ser que seja difícil entrar em uma história tão diferente do Romeu e Julieta que conhecemos, mas acredito que a gente acostuma e acaba adorando a história.
    Por isso eu sempre digo que é bom darmos um crédito aos livros que começam mal. Às vezes eles nos surpreendem ;)
    Beijocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gabi, no inicio até foi difícil, mas depois que engatou foi surpreendente. Não me arrependo. Mas que não curte história talvez não goste da narrativa, mas isso pra mim foi um elemento amais. Estou amando ainda mais a Itália depois desse livro.

      Excluir
  12. essa sinopse me deixou "sem folego" fiquei muito curiosa para ler, li Romeu e Julieta uns dois anos atraz e adorei, acho que também vou gostar desse livro.

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Ótima resenha. Faz tempo que tenho esse livro, mas ainda não li. Parece ser muito bom, preciso ler urgentemente. Que bom que você gostou do livro.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Eu já li esse livro e sinceramente não gostei. Esperava um enredo mais instigante, mas não encontrei.
    Mas que bom que você gostou muito. Isso é o que realmente importa.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Amanda!

    Que bom que gostou do livro! Romeu e Julieta é uma história belíssima; tenho "Julieta" aqui e tenho curiosidade em lê-lo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Gostei da sua resenha, está muito bem escrita! Acho que livros com teor histórico são fascinantes, eles passam de uma forma leve e que fica eternamente conosco. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Guria! Me deixaste surtando de ansiedade! Preciso ler este livro, rs. Adoro romances com toques históricos. Ainda mais inspirado nessa grande obra do Shakespeare :)
    Tuas resenhas estão muito boas, flor *-*

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir
  18. Este livro é Maravilhoso!!! Terminei de ler e tô com saudade dos personagens rsrs...mt bom mesmo

    ResponderExcluir
  19. Esse livro é lindo e sim dei muitos suspiros com o Alessandro ele entrou na minha lista de príncipes encantados hehe

    bjos

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images