Jogos Vorazes - Suzanne Collins

quarta-feira, maio 09, 2012

 Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes? (skoob)

Depois de muito ler sobre essa Série, ver o trailer do filme (Ainda vou ver esse filme em breve), enfim comecei e terminei a leitura do primeiro livro, Jogos vorazes. A principio fiquei receosa, pois li uma quantidade enorme de resenhas sobre o livro, umas a favor, algumas nem tanto, mas no geral sempre elogiando a autora, mas somente após a leitura pude formular uma opinião mais exata quanto ao livro, então vamos a ela.
Em primeiro lugar achei diferente. Sim, diferente de uma série de livros que já li. O enredo e a idéia de colocar um mundo em que os seres humanos não são livres, mas sim uma espécie de marionetes, sem vontade própria, ou liberdade foi inovadora. Esse aspecto me lembrou um pouco do livro 1984 (Eu sei que os enredos são bem diferentes, mas essa espécie de controle da capital sobre a vida dos habitantes de Panem, me lembrou muito “O Grande irmão), contudo, a idéia de uma civilização sobrevivente, controlada, e forçadamente dividida foi bem genial.
Segundo, a leitura foi tensa. No inicio nem tanto, mas quando os jogos começaram, fiquei angustiada em muitos momentos. Mesmo aparentemente o livro tendo poucos momentos de pura acão, e vários momentos de “sobrevivência”, busca por alimentos, abrigo, etc. Mesmo nesses ficava nervosa, pois não sabia o que poderia acontecer a seguir. Nesse aspecto me envolvi muito com a leitura, e ver as tentativas de sobrevivência me fazia imaginar como agiria se estivesse em situação semelhante. Sei que é besteira, mas me imaginei na pela da Katniss algumas (muitas) vezes.
Por ultimo os personagens. A protagonista me deixou irritada em muitos momentos principalmente por sua aparente frieza e falta de sentimentos, mas com um pouco mais de tempo de leitura acabei entendendo-a um pouco. Com toda aquela mascara de sociedade perfeita e ordeira, seria difícil exprimir qualquer sentimento, e tendo em vista o que ela passou é compreensível. Mas sendo justa, ela não foi uma pessoa fria o tempo todo. Ela tinha um sentimento forte por sua irmã Prim, por seu amigo Galé e nos jogos percebemos que mesmo com toda aquela mascara insencível, Katniss tinha sentimentos conflitantes dentro dela, amor, ódio, medo, solidão,..., por isso não digo que a detesto, mas tenho simpatia por ela. Afinal não é fácil viver da forma em que aquelas pessoas viviam. Outro personagem que me conquistou foi Rue. Linda, delicada e forte, e as cenas com ela foram as que mais me emocionaram, e imagino que quem leu também deve ter se apaixonado por ela. Das pessoas da Capital, apenas gostei de Cinna e da Avox. Ele parece ser bem deslocado de todo aquele esquema, esta dentro dele, mas não concorda e faz de tudo pra ajudar. E a Avox, a história dela por si só é suficiente pra fazer com que gostemos dela. E não poderia esquecer dos meninos, quanto a eles digo apenas uma coisa: torço pelo Peeta. Gosto do Gale e sei que a história dele com a Katniss é profunda, mas não consigo deixar de ter simpatia pelo garoto do pão.
Por fim, só tenho apenas elogios quanto ao livro. Muito bem escrito, gostei da narração em primeira pessoa, na minha opinião deixou alguns fatos mais emocionantes,  mesmo eu querendo saber um pouco mais do que acontecia com os outros tributos durante os jogos, entretanto, mesmo com essa lacuna, o livro me agradou imensamente e me fez ter uma quantidade variante de emoções. Recomendo a leitura pra quem não leu.
Abraços.
 Amanda Almeida

You Might Also Like

11 comentários

  1. Olá, Amanda!
    Sou muito suspeita quando se trata de falar sobre os livros de Jogos Vorazes - li a trilogia em um mês!
    Não vou escrever muito - para não soltar spoiler - mas já vou deixar avisado que você ainda vai se irritar muito com a protagonista...
    Gostei da resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Havia tanta gente falando desse livro que eu acabei lendo e amei! A destopia criada pela autora foi realmente "real" sabe? Sim, também achei muito estranho toda a frieza dos personagens, mais eu acho que quando se convive diariamento com a crueldade e se for preciso dela para sobreviver acho que não há muita escolha além de ser friu né?
    Adorei a resenha!
    http://letters-riffic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda
    eu gostei muito de JV, é meu favorito, apesar de pensar como você: a apatia nos sentimentos da Katniss me irritaram a tal ponto que eu desejei o livro inteiro que ela morresse kkkkkk
    Mas o Peeta me ganhou.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Lembro desse livro como se eu tivesse lido ontem. Amei o livro, a forma como a autora escreve me chamou a atenção. Também sou fã do Peeta, apesar de que também gosto do Gale, por mais que ele não seja um protagonista, ele é um cara forte que já passou por muita coisa.

    Concordo completamente com sua review. Aliás, adorei o blog, já estou seguindo.

    Bjs!
    Talita Ackles | @PunkReader
    www.punkreader.com

    ResponderExcluir
  5. Todos falam bem da série, mas não sei... Mesmo gostando de distopias ainda ngm me convenceu a ler os livros, rs. Vi o filme e achei legalzinho...rs

    Mas sua resneha está ótima, parabéns.

    Gostei do blog. Virei mais vezes. :)

    beijos

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei a série, fiquei mal por já ter terminado de ler toda ela, eu queria mais muito mais.
    Antes de ler o livro eu vi em muitas resenhas as pessoas reclamando do comportamento frio da Katniss em alguns momentos, mas eu não vi problema no comportamento dela, achei normal na situação que ela se encontrava.
    Confesso que chorei na parte da Rue, foi emocionante aquela música.
    O meu personagem preferido na série toda é o Peeta, não por preferir que ele fique com a Katniss, mais por ele ser sempre ele mesmo, não importa o que aconteça, como ele disse para Katniss que não importa o que aconteceria ele continuaria sendo ele mesmo, e é bem isso.
    Eu tenho muita vontade de ler 1984, e eu acho eles semelhantes por se tratar de uma distopia, mesmo que com abordagem diferentes, mais mostrando o pior do ser humano.

    Beijos
    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu sou uma das poucas pessoas na face da terra que ainda não leu a trilogia, nenhum deles, mas tenho em casa, falta só vergonha na cara mesmo para começar a leitura.

    Vanessa - balaio

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda só vi o filme e AMEI rsrsRSRS
    Já seguindo o blog!!! Convido-a para seguir:

    eternamente-princesa.blogspot.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!

    Primeiro eu gostaria muito que vc desse uma olhada aqui:
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/2012/04/resenha-caminho-do-verao.html

    Não esqueça de me mandar seu endereço!!

    Agora qto a resenha eu adorei!!!
    Acabei de comprar esse livro e já estou morrendo de vontade de ler. No começo nem tanto, mas depois do filme... quero muito!!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  10. Olá :D
    Eu não li Jogos Vorazes ainda e nem vi o filme, então não tenho opinião de nada UAHSUAHSUA Mas espero poder ler o livro em breve e gostar igual todo mundo :D Adorei sua resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  11. Oi Amanda!

    Adorei a sua resenha!
    Eu não gostei desse livro... Esperava muitoooo mais! :s

    Beijos!!

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images