Personagem da Vez: a "Morte" em A menina que roubava livros.

quarta-feira, maio 16, 2012


             
A menina que roubava livros foi um dos livros mais intensos, maravilhosos e emocionantes que já li, e apesar do foco da história esta justamente na ladra de livros a “Morte” como narradora personagem tem um papel fundamental e indispensável no enredo.
            A morte como narradora é encantadora, direta, e em alguns momentos sentimental, mas só às vezes, afinal seu trabalho não é dos mais fáceis e agradáveis de falar a respeito, principalmente em um momento em que ele era tão intenso e constante. Durante o livro a Morte nos apresenta o outro lado de um trabalho cruel e difícil, mas que em meio a uma guerra tão sangrenta poderia trazer certo conforto a tantas almas cansadas; o sono da morte. E ela ia ao encontro de muitos, e os recebia com todo o cuidado e carinho que eles precisavam.
            Essa personagem aparentemente macabra, conforme nossos julgamentos, mostra a todos aqueles que pararam para ouvir a historia que ela estava disposta a contar, que em meio aquela guerra poderia haver um pouco de esperança, mesmo para aqueles que não encontravam o fim desejável, e com isso, por meio de suas palavras foi possível conhecer essa personagem tão incomum, diferente, mas ao mesmo tempo tão presente, seja nesse livro ou na vida de qualquer pessoa.

EIS UM PEQUENO FATO
Você vai morrer.
Com absoluta sinceridade, tento ser otimista a respeito de todo esse assunto, embora a maioria das pessoas sinta-se impedida de acreditar em mim, sejam quais forem meus protestos. Por favor, confie em mim. Decididamente, eu sei ser animada, sei ser amável. Agradável. Afável. E esses são apenas os As. Só não me peça para ser simpática. Simpatia não tem nada a ver comigo.
reação ao fato supracitado
Isso preocupa você?
Insisto — não tenha medo.
Sou tudo, menos injusta.

            Confesso que a Morte se tornou uma de minhas personagens favoritas. Me encantou de cara a forma como ela contava os fatos, e o motivo de “precisar” compartilhar a história daquela menininha que encontrou-se com ela em três momentos distintos, e ainda assim conseguiu sobreviver. Para quem ainda não leu, digo apenas que essa personagem, mesmo que atípica vai acabar te conquistando, de alguma forma ou de outra; seja por suas palavras, seja por sua sinceridade ou apenas pela forma como ela encara muita das coisas que são tão assustadoras para nós humanos. E o melhor de tudo é descobrir a seguinte coisa sobre ela:

“Os Seres humanos me assombram.”

 Abraços,
Amanda Almeida

You Might Also Like

9 comentários

  1. Adorei o post, querida! Este livro é incrível e tenho de assumir a Morte é um excelente personagem nele ^^

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir
  2. Oi!!
    Eu acho a capa desse livro uma das melhores do últimos tempos, acho linda demais!!
    Gostei da resenha é a segunda que li sobre esse livro e como a primeira foi negativa achei que o livro fosse ruim, sempre pensa poxa que pena a capa é tão linda kkkk Com sua resenha vi o outro lado e já voltou pra minha lista de desejos =D
    Estou te seguindo, bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li esse livro, acredita? Tenho muita vontade.
    Ainda mais porque falam maravilhas sobre a narração, acho da ideia da morte narrar fantástica!
    Ainda leio esse livro.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Oi flor,
    Estava andando pelos blogs que sempre visito e encontrei o seu, adorei e claro já estou seguindo.
    Eu li esse livro e confesso que também gostei bastante de sua narrativa,esse detalhe da morte narrar a história me conquistou rs.
    É um ótimo livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ei Amanda, tudo bem sim e com você?
    Obrigada!! Também adoro as obras e adaptações da Martin Claret!!
    Obrigadaa, tomara *-*

    http://toda-leitura.zip.net

    ResponderExcluir
  6. Esse último quote é do final do livro né? Aquela última página me arrepiou ^^
    Adoro esse personagem também, acho de uma criatividade e profundidade imensa do autor ^^
    Já leu o outro livro dele - Eu sou o mensageiro?
    É muito bom também.
    Adorei aqui, estou te seguindo.

    Beijão
    Bruna Reis
    http://desbravandohistorias.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Hey! Sinceramente? Já peguei esse livro pra ler umas duas ou três vezes e não consegui passar da metade da metade. Mas, o fato de ser narrado pela morte, é um ponto positivo e criativo. Gostei disso no livro, o modo como, ao menos no começo, a narração sucedia.

    Beijos!
    http://tempestade-de-estrelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. oii amiga!

    ahh, ainda não li esse livro, aí fica difícil opinar...mas achei muitooooo interessante a ideia de falar dos personagens do livro ao invés de fazer só a resenha.
    a morte me deixou ainda mais intrigada a respeito da história.

    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
  9. Já li esse livro, adoro ele.
    A morte é encantadora (a personagem, poque eu não morri pra saber se é encantadora mesmo XD).
    Bjs

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images