#Desafio Clássicos - A Volta ao Mundo em 80 dias.

segunda-feira, janeiro 21, 2013


           Em 1872, vivia em Londres um homem misterioso chamado Phileas Fogg. Com a exatidão de um cronômetro, chegava todas as manhãs ao Reform Club, de onde só retornava a casa para dormir, precisamente à meia-noite. No dia em que admitiu Passepartout como seu criado, o metódico cavalheiro fez uma aposta com os outros sócios do clube, arriscando metade de sua fortuna. A outra parte gastaria para ganhá-la. Esta inesperada decisão de Fogg vai levar os dois a viverem uma ousada aventura.
           
A Volta ao Mundo em 80 dias.
Editora: Martin Claret
Avaliação:  




A Volta ao Mundo em 80 Dias, foi o primeiro clássico do ano, e o primeiro livro que li para o desafio Quero ler mais Clássicos, e não poderia ter começado esse desafio com livro melhor.
            A Volta ao Mundo em 80 Dias retrata a estória de um cavalheiro, Fíleas Fogg, típico inglês que tem uma vida cronometrada, metótica e tranquila. E o mais interessante é que ele é o tipo de pessoa que não surpreende a ninguém, pelo simples fato de manter sua rotina diária na mais perfeita ordem; sem nenhuma mudança ou atraso. Até o dia em que, após uma discussão sobre a possibilidade de dar a Volta ao mundo, em um período de tempo cronometrado, o Sr. Fogg faz uma aposta com seus companheiros de uíste do Clube Reformador, que consiste em dar a volta ao mundo em 80 dias. E assim começou toda a aventura.
            Já muito tinha ouvido falar nas obras desse escritor que tanto foi aclamado por seus livros, mas confesso que não sabia o que esperar deste; contudo, após ter concluído a leitura, me perguntei como foi possível ter passado tanto tempo sem ter lido nada do autor.
A Volta ao Mundo em 80 Dias começou de forma curiosa. Fogg é um inglês tranquilo que mantém sua vida matematicamente cronometrada. Tudo em sua vida está relacionado à matemática; da hora de acordar até a hora de dormir. Nada foge do seu controle. Até o momento da aposta tudo se mantinha da forma como deveria ser, a não ser pelo pequeno incidente causado por seu criado, que o forçou a despedi-lo e contratar o jovem francês Jean, ou melhor, Fura-vidas.
O livro nos mostra todo o cronograma da viagem, desde a partida de Londres até o seu retorno, seus méritos e seus problemas. O que achei mais interessante é que a narrativa mesmo sendo em terceira pessoa e também muito descritiva, contudo, não foi cansativa de forma alguma, muito pelo contrário, havia momentos em que eu ria de certas situações, e ficava agoniada com outras. Além do fato de eu ter conhecido alguns lugares e suas culturas, pelo simples fato de estar lendo o livro.
Não tem como entrar mais em detalhes sobre a estória sem acabar soltando spoiler, mas o livro está repleto de aventuras e situações extraordinárias, que deixam o leitor por vezes sem fôlego. Além das aventuras até temos um romance que de tão singelo e simples se torna o tipo mais lindo.
Com relação aos personagens, todos eles me encantaram. Fogg e seu jeito calmo e excêntrico; matematicamente cronometrado, em certos momentos, me deixaram perplexa, não conseguia entender de onde aquele homem tirava tanta calma mesmo quando tudo parecia perdido. Fura-vidas foi uma comédia o livro inteiro. Horas eu ria com suas atitudes, horas me dava vontade de dar uns cascudos nele, mas mesmo nesses momentos ele me encantava. É engraçado, porque ele era um homem que já tinha passado por diversas coisas, mas ao mesmo tempo tinha um temperamento muito inocente, como o de uma criança, e isso o prejudicou algumas vezes. Sra. Aouda, com seu jeito tímido e muito agradecido dão um toque mais feminino e singelo a viagem.  O detetive Fix, foi o único que realmente me irritou, pois ele queria tanto ter uma postura de super detetive investigativo, que no fim, sua linha de raciocínio era tão sem lógica que me fazia rir e ao mesmo tempo não ter paciência com ele.
Enfim, o livro é um clássico super recomendado, e eu recomendo a edição da Martin Claret, pois é o texto integral e com uma tradução gostosa de se ler. E eu garanto a todos, que depois da leitura vocês com toda a certeza vão querer dar a volta ao mundo, mas não necessariamente em 80 dias.
Abraços,
Amanda Almeida

You Might Also Like

20 comentários

  1. Oi Amanda!
    Eu morro de vontade de ler algum livro do autor!
    A sua resenha me deixou louca de vontade de ler esse clássico!!
    Eu não tinha ideia de que a leitura desse livro poderia ser tão gostosa assim! :D
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda!
    Não sou muito de ler os clássicos, mas estou até mesmo incluindo alguns na minha lista deste ano! Já vi várias adaptações deste livro para o cinema e a televisão, e minha favorita é a bobinha do Piupiu e Frajola, que sempre passava no Cartoon Network! Haha
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  3. Amanda linda! Primeiramente, te indiquei para um meme, 1 não, 3 memes ;s
    http://japona.mairanamba.com/?p=1424

    adorei a resenha, eu já tinha visto esse livro, mas nunca tinha lido uma resenha e a sua foi ótima, adorei, fiquei com muita vontade de comprar agora pra ler :D

    adorei!
    beijinhos :*
    http://japona.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Amanda

    Tudo bem?

    Adorei a sua resenha, muito agradável e gostosa de ler. Tenho essa edição do livro na minha prateleira desde 2004, acredita? Na época, tinha assistido a um filme baseado na obra, com o Pierce Brosnan vivendo o Sr. Fogg. Por algum motivo que não sei, acabei deixando o livro no cantinho. Uma pena. Mas agora, eu já nem me lembro direito da história e, vou aproveitar a sua recomendação, para acrescentar o livro na minha lista de leituras do ano :)

    Obrigada!

    Beijos e uma boa semana para você,

    Michas
    http://michasborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho um sonho de fazer uma viagem pelo mundo também e só o título do livro já me deixou encantada. Gostei de suas percepções sobre a história, personagens, narrativa e como também quero ler mais clássicos, este livro vai para a lista!!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oii!!
    Achei o título pouco atrativo, rs, apesar de que, se ele for analisado a fundo, dá uma certa graça,rs, mas não o suficiente para me deixar encantada de cara.. A questão é que mesmo assim a sua resenha, junto a nota dada por você, me conquistou e muito. E com certeza é um livro que vale a pena conhecer melhor.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Já tinha muita vontade de ler esse clássico, vou procurar essa edição para comprá-lo, ;)

    ResponderExcluir
  8. Oi Amanda!
    Já vi filmes com o nome desse livro, mas nunca li. Não gosto muito de livros clássicos, mas esse ano resolvi ler alguns e achei a história desse interessante. Vou procurá-lo. =)

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. oi amiga!

    adorei sua resenha... não tinha colocado esse clássico na minha listinha, mas agora colocarei (não coloquei no blog o desafio, mas fiz uma listinha na agenda sabe)

    megaaa bjoo
    ;*

    ResponderExcluir
  10. Amei sua resenha e mesmo não curtindo clássicos eu quero ler esse livro ^^
    Já foi para a listinha
    beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  11. Adorei, um super clássico realmente!
    Parabéns pela ótima resenha ;)
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  12. Só leio comentários positivos sobre a escrita de Júlio Verne, mas ainda não tive nenhuma oportunidade de ler algum livro dele. Ótima resenha!!

    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  13. Clássicos são maravilhosos! Nahim...quero muito ler esse livro porque parece super interessante. Gostei da dica.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  14. Oi Amanda! Embora eu ainda não tenha lido nenhum livro do autor, já li inúmeras resenhas positivas mas a que mais me deixou curiosa, sem sombra de dúvidas, foi a sua. O livro parece ser super divertido de se ler! Não sou lá muito fã de clássicos, mas hora ou outra pego um pra ler e é bom saber que esse do Verne é tão bom assim, hahaha
    Nossa, se eu conseguisse pegar um pouco desse tempo cronometrado do Sr. Frogg, seria ótimo. Sempre deixo as coisas pra última hora e isso às vezes trás grandes problemas! :P
    Me deixou bem interessada em ler, de verdade!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Uau, amei sua resenha, e achei o finalzinho com gosto de reportagem da Veja rsrsrs Não gosto muito desse tipo de livro mas se um dia tiver a oportunidade com certeza aproveitarei na hora! ^^

    ResponderExcluir
  16. Julio Verne marca a história literária de qualquer um, não é mesmo?
    Esse eu ainda não li, mas quem não conhece a história? É fantástica!
    As edições da Martin Claret sempre são as melhores para ler esses clássicos. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  17. Olá Amanda,
    acho que já ouvi falar desse livro mas nunca tinha me interessado pra ler... Parece ser realmente bom, nunca tinha reparado também no autor, acho que vou fazer como você e começar por esse livro!
    Adorei a resenha, me animou a ler *-*
    Gostei dos personagens que você descreveu =]

    Flor, estou seguindo!
    Segue de volta?

    Beijos
    http://livrosebatons.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Euu acho que nunca ouvi falar dele rsrsrs mas me interessei, deve ser legaal!

    ResponderExcluir
  19. Pela sinopse não leria o livro. Mas depois de ler sua resenha me interessei bastante!

    ResponderExcluir
  20. Oi Amanda!

    Só li Viagem ao Centro da Terra do Júlio Verne, e gostei bastante! Esse jeito cronometrado do Fogg, as vezes me fazia rir e me deixava irritada, haha! Vou pegar em breve para prosseguir com a leitura, porém... desde o começo, claro! Infelizmente, não tenho a edição da Martin Claret, e sim uma de Portugal, por isso as vezes a leitura se tornava complicada!

    Beijos

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images