# Desafio Literário 2013 - Lista de livros para o desafio.

quarta-feira, janeiro 16, 2013


Olá Leitores, tudo bem?
Como vocês já sabem, vou fazer o Desafio Literário 2013. E para ingressar oficialmente no desafio, segue a minha lista de livros para o ele. Então vamos a eles:

JANEIRO - TEMA LIVRE

Para aproveitar o tempo junto da família e dos amigos com muita leitura, o tema é livre! Aproveitem para escolher obras que, por algum motivo, não foram lidas no ano que se foi. Releituras não valem, pois o propósito maior do DL é desencalhar os livros daquela lista básica de leituras pendentes – que não para de crescer nunca.

Lido: Quando em Roma...  - GEMMA TOWNLEY

FEVEREIRO - LIVROS QUE NOS FAÇAM RIR

No mês da alegria e da folia, está valendo quaisquer obras que despertem o riso pela comicidade presente no enredo.

Vou ler: Fiquei com o seu número – Sophie Kinsella

MARÇO - ANIMAIS PROTAGONISTAS

Após as festas de fim de ano e o carnaval, quando a vida é retomada de fato, devemos ler obras cujos personagens protagonistas são os animais. Vale dizer que eles podem até compartilhar a posição de personagem principal com outros personagens humanos, mas nunca estando em menor destaque.

Vou ler: Dewey, Um Gato Entre Livros - Vicki Myron com Bret Witter

ABRIL - UMA OU MAIS DAS QUATRO ESTAÇÕES NO TÍTULO

Se a tendência é Outono/Inverno ou Primavera/Verão, não importa. A moda da vez é ler obras que contenham no título uma ou mais das quatro estações do ano.

Vou ler: O Rei do Inverno - As Crônicas de Artur - Volume 1 - Bernard Cornwell

MAIO - LIVROS CITADOS EM FILMES

Literatura e Cinema são tão intrínsecos! Para quem é cinéfilo, não será tão difícil escolher as obras citadas em filmes; para quem não o é não há motivo para preocupação. Nossa equipe irá preparar uma lista especial para atender aos objetivos não só deste mês como também de todo DL.

Vou ler: O Sol é para Todos - Harper Lee e O apanhador no campo de Centeio - J. D. Salinger


JUNHO - ROMANCE PSICOLÓGICO

No Brasil, o romance psicológico mais famoso é Dom Casmurro, de Machado de Assis. Até hoje, paira dúvida se Capitu traiu Bentinho. Este gênero literário, portanto, caracteriza-se por ressaltar a mente humana. O meio ambiente em que se passa a história é irrelevante se comparado ao pensamento e ao comportamento dos personagens, cuja intimidade é revelada pelo agir e sentir.

Vou ler: Precisamos Falar Sobre Kevin - Lionel Shriver

JULHO - COR OU CORES NO TÍTULO

Férias é tudo de bom para quem pode! Pena que o tempo no inverno é acinzentado, né? Então aproveitem o tempo livre embaixo do edredom e com muita leitura. Neste mês só está valendo obras que contenha no título cor ou cores.

Vou ler: Um estudo em vermelho – Sherlock Holmes

AGOSTO - VINGANÇA

A vingança é o ato de agir contra uma pessoa em resposta ao que ela tenha feito de prejudicial, de modo que ela sinta na pele o que se passou e que não repita mais a ação nociva. É o famoso “Olho por olho, dente por dente”. Neste mês, devemos nos deliciar com obras cuja trama seja a da vingança.

Vou ler: Se Houver Amanhã - Sidney Sheldon

SETEMBRO - AUTORES PORTUGUESES CONTEMPORÂNEOS

O ícone maior da literatura portuguesa é, sem dúvida, José Saramago – o único a receber o Prêmio Nobel. Mas que tal descobrirmos outros talentos literários de Portugal? Neste mês, então, devemos ler obras de autores portugueses contemporâneos. Com certeza, haverá grandes revelações literárias!

Vou ler: Cemitério de Pianos - José Luis Peixoto

OUTUBRO - HISTÓRIAS DE SUPERAÇÃO

Quem sobrevive a grandes tragédias ou a graves doenças, comumente, relata sua experiência de superação, através da luta e da fé, pelos meios de comunicação locais, regionais, nacionais e internacionais. Neste mês, devemos ler histórias de superação – sejam reais ou fictícias e aproveitá-las como lições para toda a vida.

Vou ler: O Garoto No Convés - John Boyne

NOVEMBRO - LIVROS QUE FORAM BANIDOS

A leitura é tão importante para a formação do ser humano que, em vários momentos da história, determinados livros foram banidos por serem considerados, pelas autoridades, inadequados à população – que poderia ser subvertida por meio da leitura. Em novembro, que tal ler livros que foram banidos?

Vou ler: As Aventuras de Tom Sawyer - Mark Twain

DEZEMBRO - NATAL

O ano passou voando! Para desacelerar o passo, devemos ler obras que falem do Natal – a época mais fraterna do ano. Entre um capítulo e outro, não se esqueçam de: montar o pinheiro, decorar a casa, comprar presentes, organizar o amigo secreto, preparar o cardápio e desejar FELIZ NATAL a todos! 

Vou ler: Um Conto de Natal - Charles Dickens

Espero que tenham gostado do post, e que esse desafio se cumpra.
Abraços,
Amanda Almeida

You Might Also Like

12 comentários

  1. fiz a minha lista no ano passado! já li uns livros que estavam no mês de janeiro, acho que vou conseguir cumprir a lista toda este ano. tomara!!

    ResponderExcluir
  2. Oooi Amanda!!

    Nunca entrei em um desafio, não sei bem por que, e esse ano também não entrarei, mas boa sorte e sucesso para você cumprir este! Um Estudo em Vermelho é ótimo, foi o primeiro livro que li do Sherlock Holmes (e também sua primeira investigação)!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda! Gostei das escolhas, eu só li desta lista Um estudo em vermelho, e gostei bastante. Boa sorte.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de ler Fiquei com o seu número! Adorei o desafio e os livros!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o desafio e as escolhas!! Não li nenhum dos livros, mas fiquei com vontade de conhecer a obra que deu origem ao filme Precisamos falar sobre Kevin. Adorei o filme!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Achei bem interessante o desafio, eu nunca participo porque, quando preciso ler um livro não leio hehe só gosto de ler por diversão.
    Boa sorte,
    beijos!

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Legal as suas escolhas, ;)

    Vou dar uma olhadinha na minha estante, quem sabe não consiga fazê-lo também? Por enquanto o meu desafio é a minha meta do skoob, rsrs.

    Bjo!

    ResponderExcluir
  8. Esse desafio eu não conhecia, eu gostei dele, mais já escolhi um pra fazer, e dois não dá né amiga.... vou ficar com o que tá lá no blog... boa sorte no seu desafio...

    beijoss
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oii,
    Nossa eu me programei para este desafio, mas no fim acho que eu não ia conseguir ler os livros direitinho.
    O livro Se Houver Amanhã é bem legal, acho que tu irá gostar.
    Beijos,
    Katielle
    http://leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto desses desafios mas ao mesmo tempo tenho preguiça de entrar neles hahaha sem falar do tempo que as vezes falta.. mas boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. Estudio em Vermelho eu adoroooo! você ja viu a adaptação desses contos do Sherlock para a Londres moderna!? entãoooo a BBC criou a serie intitulada "Sherlock" , sendo que o primeiro episidio da primeira temporada de chama "Stido in pink" em homenagem ao estudio em vermelho (eu fiz até uma review sobre essa serie) assiste Amandinha!! você vai amar!

    Beijos,
    =*
    Link da minha resenha que você quier ler rs! (eu não escrevo tão bem quanto você, massss... )
    http://www.amigachata.blogspot.com.br/2013/01/resenha-sherlock-bbc.html

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images