Personagem da vez: Elizabeth Bennet - Orgulho e Preconceito

quinta-feira, janeiro 24, 2013



Há algum tempo venho trabalhando a vontade de escrever sobre a Elizabeth, mas confesso que assim como foi para o Sr. Darcy, não esta sendo uma tarefa muito fácil, porque além de ser suspeita, eu tenho um carinho enorme por ela.
            Elizabeth, de todas as heroínas de Austen que tive o prazer de conhecer, para mim é a mais especial. Dona de uma personalidade forte, ela, conforme iniciamos a leitura, não é completamente descrita, pelo menos não fisicamente, mas nas primeiras linhas percebemos que ela de fato era uma jovem alegre e altiva, que diz o que pensa, mesmo que isso faça com que ela tenha opiniões precipitadas. Elizabeth desde o iniciou mostrou-se ser uma personagem bem observadora e de personalidade, e em minha opinião os embates existentes entre ela e Darcy eram inteligentes e cheios de significados nas entrelinhas, e isso fez deles o meu casal favorito. Era engraçado; mesmo com todas as regras da época, ela conseguia se impor e expressar sua opinião de forma eloquente, e isso chamava e muito a atenção dele (Darcy), por ser reservado e não ter muito contato com outras mulheres de personalidade semelhante.  
            No entanto, quem conheceu está personagem singular sabe que ela não é feita apenas de qualidades, como qualquer outro ser humano. Em muitos momentos a percepção de Elizabeth não foi das melhores, o que a fez julgar de maneira demasiada o Sr. Darcy, e também a sua falta de um julgamento justo baseado em fatos concretos e no conhecimento de ambos os lados da história tiveram consequências alarmantes e que quase a arruinaram.

Estava cada vez mais envergonhada de si mesma. Não conseguiu pensar nem em Darcy nem em Wickham sem sentir que fora cega, parcial, preconceituosa e absurda.

- Como foi desprezível o que fiz! - exclamou ela. – Logo eu, que sempre me orgulhei do meu discernimento! Eu, que sempre me gabei de minhas habilidades! Que muitas vezes desdenhei a generosa candura de minha irmã e satisfazia a minha vaidade com uma desconfiança inútil ou culpável! Que descoberta humilhante! E, no entanto, que humilhação justa! Se estivesse apaixonada, não poderia ter sido mais miseravelmente cega! Mas a minha Loucura foi à vaidade, não o amor. Lisonjeada com as atenções de um e ofendida com o desdém do outro, logo que os conheci, adotei o preconceito e a ignorância e despedi a razão, quando tive de optar. Até agora eu não me conhecia.

            Mas, a característica que mais chamou a minha atenção em Elizabeth foi a sua atitude quando reconheceu que estava errada. Pois, com a personalidade que ela tinha, tal tarefa poderia ser exaustiva, mas com ela foi o contrário. Reconhecer seu erro forçou uma mudança em sua conduta e opiniões, e esse talvez seja o mais difícil tipo de mudança. E ela, que antes era tão segura de suas atitudes começa a se sentir mais tímida; o que não significa que ela tenha retrocedido, apenas aquele excesso de alto confiança é amenizado, para o bem de seus próprios julgamentos. Elizabeth começa a enxergar além das aparências, e a perceber de fato o verdadeiro caráter das pessoas em detrimento das primeiras opiniões que se tem delas. Pode-se até afirmar que após tal erro cometido Elizabeth tentou não julgar mais com tanta pressa o caráter das pessoas sem antes ter evidência de tal. E com todas essas mudanças ela começou a enxergar algo que antes não havia percebido, e com isso, começar a aprender a amar verdadeiramente alguém (no caso, apenas o personagem mais apaixonante de todos os tempos).
            Enfim, ela é uma personagem que me ensinou muito durante a leitura, e ambém alguém por quem tenho um carinho imenso. De todos os livros que li e casais que conheci, este de fato é o casal que mais adoraria conhecer, se pudesse ter o benefício da língua encantada de Mo (Coração de Tinta). Se você ainda não leu este clássico eu recomendo, por ser um livro lindo, apaixonante e cheio de personagens que de alguma forma você vai ser identificar. E agora termino esse texto com um dos meus trechos favoritos:

Sentindo-se tranqüila, Elizabeth começou logo a gracejar. Pediu a Mr. Darcy que explicasse como se tinha apaixonado por ela.

— Como pôde começar? — perguntou ela. — Posso compreender  perfeitamente que tenha continuado uma vez feito o primeiro passo, mas que foi que o impulsionou?

— Não posso fixar a hora ou o lugar. Isto já foi há muito tempo. Eu já estava no meio e ainda não sabia que tinha começado.
— Minha beleza, você a tinha negado desde o princípio. E quanto às minhas maneiras, meu comportamento para com você sempre beirou a falta de educação. E quase sempre, quando me dirigia a você, era com o intuito de feri-lo. Agora seja sincero: foi por causa da minha impertinência que me admirou?
— Pela vivacidade da sua inteligência, sim.
 Abraços e um ótimo fim de semana,
Amanda Almeida

You Might Also Like

30 comentários

  1. Amanda! queria te parabenizar pelo blog! tá lindo e o texto está escrito maravilhosamente bem!! me deu até vontade de ler Orgulho e Preconceito.

    beijo,

    Camila

    ResponderExcluir
  2. Já gosto da Elizabeth por causa do filme, imagina quando ler o livro, rsrs

    ;)

    ResponderExcluir
  3. Você tem razão Elizabeth é demais! Eu já li outros livros da Jane mas simplesmente o carinho por Orgulho e preconceito e por eliza é fora do comum adorei seu post, tá muito lindo!!

    Bjs
    http://partesdeumdiario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda,
    Eu ainda não li o livro, mas ja fiquei encantada com Eliabeth só pelo teu texto.
    Com certeza Orgulho e Preconceito será uma de minhas próximas leituras.
    Beijos,
    Katielle
    www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiii!
    Adoro seus perfis de personagens. Você consegue ir tão fundo, captar a essência deles como ninguém. Sério, amo esses posts! O meu preferido continua sendo do Darcy (porque sou apaixonada por ele, haha) mas esse é o segundo melhor.
    Eu também gosto muito do modo como a Lizzie percebe os erros, e ainda mais por ela ser sempre uma moça diferente, para os padrões da época, porque ela é decidida, faz o que quer e tudo o mais, haha.
    Beijos, flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      aaa *-* Obrigada Gabi, eu é que fico feliz de saber que vocês gostam desses posts eles são sempre muito especiais e gostosos de escrever.
      Bjus

      Excluir
  6. A Elizabeth é um dos meus personagens preferidos, exatamente por isso que você citou, ela sabe reconhecer quando esta errada *u*

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  7. A Lizzie também é um dos meus personagens preferidos, da Jane Austen, gosto de sua personalidade decidida, e de como ela reconhece seus erros.
    Ótimo post!!!

    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  8. Oi Amanda, só conheço a personagem por causa do filme, nunca li nada da Jane Austen, infelizmente. Mas estou curiosa para conhecer o trabalho dessa autora tão comentada, deve valer a pena.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Orgulho e preconceito é meu queridinho da Jane Austen! E Elizabeth é minha personagem favorita. Tão humana, mas ao mesmo tempo forte, corajosa, leal e com uma personalidade forte e fascinante.
    Realmente, apesar de seus defeitos, ela é madura. Afinal, só quem é maduro consegue admitir o erro/falha e mudar.
    Amei o post. Super especial!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Orgulho e preconceito é amado por quase todo mundo, não só pela hist encantadora, mas principalmente pelos maravilhosos, diferentes e especiais protagonistas.
    Adoro a Elizabeth e o Mr Darcy é um príncipe
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Também sou suspeita para falar. Orgulho e Preconceito briga com O Morro dos Ventos Uivantes pela posição de meu livro preferido. Mas Elizabeth têm o lugar de personagem favorita sem sombra de dúvida. Foi uma ótima análise, gostei muito.

    ResponderExcluir
  12. todo mundo fala super bem dela. eu nunca li ou assistir sabe. por isso nao tenho muito o que falar.

    ResponderExcluir
  13. Nunca li esse livro, mas todos falam muito bem das personagens!
    Adorei o post
    Beijos
    Rizia- Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ainda não tive oportunidade, mas morro de vontade de ler Orgulho e Preconceito, assim como vários outros livros da Jane Austen. Seus livros parecem ser excelentes, além de só terem elogios pela blogosfera. Ótima postagem! :)
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  15. Conheço Elizabeth apenas pelo filme, e a achei extremamente petulante mesmo hahahah mas, ao mesmo tempo, ela era muito inteligente e sabia firmar suas ideias. Tenho muita vontade de ler o livro.
    Beijos, Carol - Le-Rêveur

    ResponderExcluir
  16. Eu amo essa coluna "Personagem da Vez" *-*
    Tenho um carinho muito grande por Orgulho e Preconceito e seus personagens e tenho muita vontade de ler o livro porque o que li era uma versão adaptada com pouquíssimas paginas e com poucos diálogos o que me deixo muito brava quando descobrir, na época peguei na biblioteca da escola achando que era completo e só descobrir que era adaptado quando terminei de ler :(
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Lizzie! <333
    Eu sou muito suspeito pra falar, porque adoro Orgulho e Preconceito em todos os sentidos (filme e livro).
    Imagino o quanto foi complicado falar sobre ela, mas o bom é que você se saiu muito bem.
    Adorei a maneira como você transmitiu seu carinho por ela.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  18. Oi flor,
    Tudooo? Estou voltando de férias essa semana e com a vida a mil mas espero conseguir ir colocando a casa em ordem aos pouquinhos...então gostei muito do post e da maneira que voce escreveu ele...agora devo confessar que sei lá sobre esse livro calma não me xinga assim como estava sem tempo aluguei o filme antes de ler o livro e talvez tenha sido esse meu ponto negativo mas para mim faltou alguma coisa sabe e eu nem sei o que, talvez algum dia eu pegue o livro so para tentar ver quem sabe foi isso ne. Enfim do mais queri so queria te avisar que saiu o resultado da historia do povo que postei la no meu blog mes passado onde tinha que ser escolhido o final lembra? Bem se quiser conferir agradeço e pretendo não sumir mais.
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitrua Kriativa

    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Eu me sinto um ET por não ter lido este livro ainda, mas acho que vou apreciara bastante, a descrição da personagem me encantou, e o Sr. Darcy parece ser a paixão da mulherada.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente nunca li Austen... Quero muito ler algo esse ano, principalmente Orgulho e Preconceito.

    Beijos!
    meumundoecolorido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Amanda!
    Eu ainda não li nenhum livro da Austes(vergonhoso), mas falta de vontade não é rs..eu sempre quis começar a ler este, mas tem outro que quero ler, então não sei qual começo, deu branco agora, acho que é persuasão..irei começar por um destes dois..

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  22. Nunca li Orgulho e Preconceito, mas estou com uma versão resumida aqui em casa... Provavelmente a evolução da Elizabeth me cativaria!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  23. Não gosto de O&P.
    Já li há muito tempo mas... A história não me prendeu.
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  24. Olá
    Até hoje não li Orgulho e preconceito.
    Mas gostei de conhecer a personagem.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Amanda!
    Esse último quote que você colocou é fantástico! Eu me arrepiei só de ler hahah
    A personalidade da Elizabeth realmente é muito bem construída, a personagem claramente amadurece ao longo da história!
    Adorei a análise!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Nunca li Orgulho e Preconceito, mas pela sua discrição vi que a personagem realmente é muito forte, fiquei bem curiosa para conhecer mais ela. Espero ler o livro ou ver o filme algum dia.

    ResponderExcluir
  27. Eu preciso ler Orgulho e Preconceito! Nem o filme eu assisti ainda :/ A Elizabeth parece ser o tipo de personagem que eu gosto :) E se tem uma coisa que sabe melhorar um livro é um bom personagem, não é? Quero só ver quando vou poder ler (:

    Beijo, Larissa
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oii amiga!!

    Hoje é 200 anos do livro né? E eu ainda não o li!!!
    Mais um dos clássicos que pretendo ler em breve.

    mega bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
  29. estou DOIIDA pra ler esse livro, é o proximo da lista!

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images